Quem nunca teve que administrar as redes sociais, criar conteúdo, pensar em estratégia de aproximação com os influenciadores e ainda executar outros projetos em paralelo? O famoso faça você mesmo faz parte da rotina de muita gente que precisa traçar estratégias de comunicação para alcançar um objetivo, seja vender mais, aumentar o engajamento nas redes sociais ou as visitas no site, entre outros. Mas muita calma nessa hora! Cuidado para não gastar munição a toa. Fazer muitas coisas sem planejamento e metas definidas pode ser um verdadeiro ‘tiro no pé’ na hora de executar sua estratégia de comunicação. E para não deixarmos que você se perca nesse processo, apontamos 5 atitudes que levam qualquer estratégia de comunicação para o ralo. Se você está tendo algum desses comportamentos, abandone-os já:
1. Não analisar o número de visitas no seu site e o engajamento nas redes sociais
Se você não compara os dados nos relatórios de desempenho das redes sociais, nem tão pouco acompanha o número de visitantes que acessam seu site, como vai descobrir que tipo de estratégia de comunicação é a mais adequada para o seu projeto? A melhor forma de nos conectarmos com o nosso público é descobrindo quais conteúdos que postamos fazem mais sucesso, a nível de cliques, curtidas, comentários ou até mesmo venda direta. E só teremos essas informações se analisarmos o desempenho das ações. Lembre-se: Só é possível gerir aquilo que se pode medir!
2. Não segmentar o seu público-alvo
Sabe essa história de: todos são clientes em potencial ou todos podem consumir o meu produto-serviço. Sim todos podem, mas será que todos querem? Ter esse pensamento amplo é um dos maiores erros na hora de executar sua estratégia de comunicação. Para prosperar e se conectar com seu público-alvo, é preciso entender quem é ele, quais são seus interesses e o que eles esperam de você. Se você não limitar a sua estratégia de comunicação a um público específico, seus objetivos ficarão cada vez mais distantes.
3. Escolher os influenciadores errados
Sim, os influenciadores digitais já são um fenômeno há tempos. São pessoas que têm Blogs e redes sociais como Facebook, Twitter, Youtube, Instagram e possuem grande notoriedade para um público em específico. Muitos chegam a ter mais 100 mil seguidores e podem ser muito eficientes para sua estratégia de comunicação, devido ao alcance e a capacidade de engajamento junto ao seu público-alvo. Mas cuidado na hora de escolha. Avalie se o posicionamento do influenciador tem a ver com os valores da sua marca e se realmente é, de fato, um influenciador.
4. A linguagem é tão técnica que o cliente faz cara de paisagem
Utilizar nomenclaturas, termos científicos e outras palavras que fazem parte de um universo que não se aproxima do do cliente, vai fazer você perder tempo na hora de tentar se conectar com seu público-alvo. Além de fazer as pessoas franzirem a testa na hora que estiverem interagindo com a sua marca, sua estratégia de comunicação não terá utilidade. Substitua a linguagem técnica por palavras que são comumente utilizadas pelos usuários que busquem o seu produto-serviço na web. Ferramentas gratuitas como Keywords Tool te darão um norte.
5. Falta de Métrica. Mas o que é isso?
A palavra métrica é comumente utilizada por profissionais de comunicação e marketing e tecnologia da informação. É o elemento mais importante da sua estratégia de comunicação. Mas vamos lá, o que significa? É um indicador de desempenho. Toda vez que estabelecemos um objetivo, precisamos ter um parâmetro que nos diga se estamos no caminho certo. Exemplo: Meu objetivo é dobrar o número de vendas de roupas na minha loja online num período de 3 meses. Neste exemplo, o indicador de desempenho será o número de cliques que as pessoas fazem no botão comprar do seu site.
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