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Depois que um empreendedor tira a ideia do papel vem a grande questão: como fazer a minha startup ser descoberta pelos usuários, investidores, parceiros estratégicos e demais públicos-alvo?

Nessa etapa, a assessoria de imprensa representa um dos investimentos mais interessantes a nível de custo-benefício. Não é um serviço cujo resultado aparece no médio a longo prazo.

No primeiro mês de divulgação você já sai na mídia e consegue atingir um público maior mediante a estratégia traçada junto a sua assessoria de imprensa.

É justamente por isso que resolvemos abordar a importância de ter uma assessoria de imprensa logo no lançamento da sua startup.

Mas antes de falarmos dos 10 motivos que tornam a contratação de uma assessoria de imprensa indispensável para o lançamento de uma startup, resolvemos responder a pergunta que muitos empreendedores nos fazem:

Assessoria de Imprensa é caro?

Na verdade não. Foi-se o tempo que só as grandes empresas, que pagavam cerca de R$ 5 a R$ 10 mil por mês, podiam ter uma assessoria de imprensa.

Com o boom das startups em meados de 2011, muitas empresas de assessoria de imprensa flexibilizaram o serviço e foram abandonando o modelo tradicional que demandava um contrato de longo prazo e um profissional especializado cuidando exclusivamente de uma empresa.

Para um empreendedor que está começando, o ideal é ter uma assessoria de imprensa que execute o trabalho e entregue os resultados no curto prazo.

Assim como o famoso MVP, Minimum Viable Product, que demanda um investimento mínimo para sua startup funcionar, em assessoria de imprensa você também pode apostar em investimentos mais enxutos, com demandas de divulgação mais pontuais.

Agora que você já sabe que a assessoria de imprensa pode ser acessível a sua realidade, confira os 6 Motivos para ter uma Assessoria de Imprensa no lançamento da sua startup.

1. Sua empresa ganha pioneirismo – ‘First mover de mercado’

Se você é daqueles empreendedores que costuma ter ideias mirabolantes, que ainda ninguém pensou antes, a assessoria de imprensa vai dar aquela força para lançar você como pioneiro em um determinado nicho de mercado.

Ser o primeiro ajuda a sua assessoria de imprensa a potencializar os resultados e difundir seus diferenciais nos veículos de imprensa.

Mas antes é preciso que você já tenha validado a sua ideia, definido o modelo de negócios e concluído todas as etapas que precedem o lançamento.

Lançar uma ideia, sem um plano de negócios, está entre os 8 principais motivos que levam uma startup ao fracasso ao dar os primeiros passos no mercado de acordo com a CBInsights, líder global em dados sobre startups, tecnologia e venture capital.

2. Geração de Leads e mais tráfego para a sua plataforma

Uma boa estratégia de divulgação junto aos veículos de imprensa online pode alavancar sua estratégia de marketing de conteúdo.

Se a sua assessoria de imprensa conquista inserções interessantes e blogs e portais especializados no seu segmento, ou até mesmo em grandes portais de notícia, você pode guiar os leitores até o seu website, atraindo mais leads.

Além disso, as publicações nos veículos de imprensa também podem ajudar a melhorar o seu rankeamento nos buscadores como o Google. Isso aconteceu com a startup Divorcio Consensual.

3. Ativa a Jornada do Comprador

A Jornada do Comprador consiste nas etapas que um potencial cliente percorre antes de contratar o seu serviço ou comprar o seu produto.

A primeira etapa da Jornada é a chamada conscientização. Nessa fase o seu potencial cliente não sabe que tem um problema ou uma necessidade e que a sua startup pode ajudá-lo.

E quando a assessoria de imprensa coloca você na mídia, você consegue capturar a atenção de um potencial cliente e fazê-lo entender que precisa do serviço/produto da sua empresa.

4. Possibilidade de impactar diferentes públicos

Outra vantagem de ter uma assessoria de imprensa já no lançamento da sua startup é a possibilidade de fazer com que a mensagem chegue em veículos de imprensa com diferentes perfis de leitores.

Se a sua startup pode vender tanto pessoa física quanto para pessoa jurídica, por exemplo, na hora de divulgar a sua empresa a assessoria de imprensa pode traçar uma estratégia tanto para conseguir publicações em veículos como Valor Econômico e Administradores, que falam com os donos de empresas, tanto em mídia como TechTudo e IDGNow, que publicam conteúdos voltados para as necessidades do cliente final.

5. Gera credibilidade desde o início

Já parou para pensar quantas startups ou novos negócios são criados e são seus concorrentes diretos?

Para você se lançar à frente dos inúmeros concorrentes, é preciso gerar credibilidade, se destacar de alguma forma.

Ao sair na mídia você consegue comprovar que a sua ideia de negócio é confiável e promissora.

É um ótimo chamariz para atrair investidores, clientes ou quem sabe fechar contratos de prestação de serviço mais duradouros.

6. Construção de Autoridade

Quando a sua empresa é citada em matérias ou você concede entrevista, os leitores passam a enxergar você como especialista no assunto, e, a sua empresa como referência em determinado nicho de mercado.

Isso faz com que você conquiste autoridade para sua startup. O que é bem diferente de um anúncio, em que as pessoas sabem que você pagou para estar naquele espaço.

Se ainda está na dúvida sobre ter ou não uma assessoria de imprensa no lançamento da sua startup, converse com um de nossos assessores gratuitamente.

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