Construir uma boa imagem midiática ainda é importante para passar a sensação de autoridade naquilo que sua empresa se especializa. É o motivo principal para dar atenção à assessoria de imprensa.

Afinal, o jornalismo profissional ainda se destaca como o principal medidor da percepção do cidadão com seu meio social. Isso apesar da diversidade e suposta democratização midiática advinda das redes sociais.

São várias as situações que envolvem a imagem da sua empresa que podem ser afetadas pela cobertura jornalística. Momentos como crises, coberturas temáticas ou mesmo o papel social que afetam sua empresa podem ser afetados pela imprensa.

Estabelecendo a autoridade

Algo que ainda distingue a imprensa profissional de demais meios de comunicação é a credibilidade que ela confere aos assuntos.

É algo realçado pela torrente de informações que bombardeiam nossa percepção na era digital. Quantidade considerável desse material chega em estado bruto, sem uma mediação confiável. Isso se reflete na quantidade de fake news em meio à informação.

Por bem ou por mal a imprensa profissional ainda se destaca como uma bela ilha em meio a um mar poluído. O que entra nas páginas dos jornais deixa implícito uma produção que supõe alguma legitimidade à informação.

Isso ocorre pelo trabalho do jornalista também ser o de conferir a veracidade da informação transmitida. O dever de apuração é algo que distingue a matéria jornalística do conteúdo descuidado ou traiçoeiro que abunda na internet.

Portanto, a imprensa ainda é um ator que goza de um poder privilegiado no meio das comunicações. Ela confere uma autoridade própria aos assuntos abordados em seus domínios.

O papel da assessoria de imprensa será exatamente o de costurar o relacionamento da sua empresa com essa instituição. Portanto, uma de suas funções é utilizar da autoridade da imprensa para fortalecer sua empresa perante o público.    

Estabelecendo um relacionamento

O passo fundamental para toda assessoria de imprensa é estabelecer um relacionamento sustentável com os veículos. É o motivo pelo qual muitas assessorias preferem jornalistas experientes, por já possuírem passagem e contatos com a imprensa especializada. 

Seja como for, o ideal para o assessor de imprensa é ser proativo. Afinal, o assessor pode estabelecer essa ponte ao dar aos jornalistas exatamente o que eles demandam.

Então, uma das tarefas do assessor é exatamente a de sugerir pautas para os jornalistas dos veículos. A ideia é persuadir a imprensa a utilizar um tema que coloque a sua empresa em destaque.

Não precisa ser exatamente a sua empresa como instituição servindo como fonte. Também se pode propor, de forma sutil, que algum dos produtos do negócio sejam mencionados como referência.

É através dessa relação propositiva que a empresa que você representa vai se firmando como uma autoridade no espaço público. Um movimento onde a informação deve ser transmitida para beneficiar a sua imagem.

A importância do press release

Certamente, na consolidação dessa imagem vão pesar os meios que o assessor dispõe para estabelecer essa relação. É aí que se sobressai o papel do press release.

O press release é uma ferramenta clássica para publicação e tão antiga quanto a própria assessoria de imprensa. Ele é exatamente um comunicado institucional que vai transmitir as informações de interesse da empresa para servirem de material jornalístico.

É um documento que faz bem mais do que simplesmente transmitir pautas. Ele oferece informações sobre a instituição, o produto de forma a vender uma matéria atraente. Pode contar inclusive com declarações de autoridades da empresa.

Também pode oferecer material visual para ser reaproveitado nas matérias.

Portanto, o press release é um instrumento de vantagens para as duas partes. Os jornalistas conseguem pautas atuais para cumprir seu trabalho diário. Já a empresa consegue publicidade através da promoção da informação.

De propositor para fonte

O papel de mediador que o assessor de imprensa possui entre a instituição e os veículos de mídia pode se aprofundar. Isso ocorre em especial quando o assessor passa a ser procurado pela imprensa, não mais o contrário.

É quando sua empresa se firmou enfim como uma autoridade no setor que ela conquista essa posição privilegiada. Agora a imprensa vai atrás dos assessores para obter declarações de nomes da empresa.

A relação se inverte. Quem agora empresta sua autoridade é a empresa cujas declarações servem para tornar as matérias mais legítimas e conceituadas. 

Assessoria para pequenas empresas

Um preconceito comum é o de que a assessoria de imprensa seja um privilégio de grandes empresas. Agências e profissionais têm oferecido esse serviço por um preço sustentável para negócios que esperam se firmar no mercado. 

É um passo essencial. Isso conforme o avanço tecnológico e de produtividade está cada vez mais atrelado às startups que surgem todo dia.

A assessoria de imprensa pode desempenhar o papel de divulgar esses novos empreendimentos. Em contrapartida, a imprensa se beneficia do know how e das inovações dessas novidades como matéria prima para informação.    

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