Se você é daquele tipo de pessoa que vive com a cabeça cheia de ideais e a todo momento pensa em estratégias de crescimento para seu negócio, já está mais do que na hora de você estruturar o seu plano de marketing. Quantas e quantas vezes você já gastou dinheiro, tempo e energia para promover seu produto ou serviço e não teve retorno? É comum acontecer quando não se tem um plano de marketing, um norte para definir quais ações você precisa executar no seu dia a dia para alcançar os seus objetivos.

O que é um plano de marketing afinal?

É um guia onde você consegue visualizar qual é a sua proposta de valor, o que você oferece de benefício para seus clientes, além de identificar quando, como e para quem você direciona a sua oferta. É a maneira mais eficiente de organizar a sua abordagem de mercado. A partir daí você terá ideias de marketing eficientes para atrair os clientes que você precisa. Então, vamos a execução do plano. Confira o passo a passo para implementar um plano de marketing infalível:

1. Defina o seu objetivo de Marketing

A resposta parece óbvia mas muita gente se atrapalha. Quando digo: o meu objetivo é vender mais e ter muito lucro. Ok, esse é o objetivo de todo mundo que possui uma marca, negócio e quer prosperar. A verdade é que objetivos genéricos desse tipo não nos levam a lugar algum e não nos dão um norte para as ações. Consolidar uma marca, converter oportunidades em vendas ou aumentar as vendas são alguns exemplos comuns dos objetivos em marketing.

No seu plano de marketing você deve incluir um objetivo específico. Veja esse exemplo de um bom objetivo de marketing: conseguir 10 mil novos cadastros de pessoas interessadas em receber a minha newsletter, em um período de três meses. Esse objetivo é o que chamamos de objetivo Smart: ele é específico, mensurável, está dentro das possibilidades, é real, relevante e programado, precisa ser conquistado em um determinado espaço de tempo. Só assim você saberá identificar com mais clareza quais são as ações de marketing que você deve implementar no seu dia a dia para alcançar o objetivo estabelecido.

2. Trace estratégias de marketing alinhadas a Jornada do seu cliente

É comum tentarmos fazer uma coisa aqui e outra ali para trazer notoriedade para o negócio. Seja uma panfletagem, posts nas redes sociais, um anúncio qualquer no jornal e etc. Entretanto, você já parou para pensar se o seu cliente, de fato, quer ser abordado com a sua oferta naquele dado momento? Por essa razão existe a chamada Jornada do Cliente dentro do Marketing. São os estágios que as pessoas percorrem até se tornarem clientes do seu negócio. Conheça as etapas: Descoberta – Interesse – Desejo – Ação – Pós ação

Para cada uma dessas fases você terá que pensar em formas de divulgação que conduzam os seus consumidores para a ação, que representa o ato de comprar.

3. Faça um planejamento estratégico de Marketing de Conteúdo

Conteúdo é um dos principais aliados para que o seu plano de marketing funcione. É a forma que você encontra de utilizar as redes sociais para não deixar o relacionamento com seu cliente esfriar, além de ser uma boa ferramenta de atração de novos clientes. Depois que você identificar o que o seu cliente deseja, o planejamento estratégico de conteúdo será a sua forma de apresentar ao cliente o que ele precisa, de forma leve e interativa, sem utilizar um discurso comercial. Se quiser conhecer quais formatos de conteúdo tem bastante aceitação na web, confira esse artigo com os principais: 5 formatos de criação -de conteúdo

4. Monitore seus concorrentes e faça melhor

Se você quer ser mais competitivo e sair na frente pela busca de novos clientes, é preciso observar o que a concorrência faz que tem agradado ou desagradado. Inclua alguns erros e acertos dos seus principais concorrentes e busque alternativas que sejam melhores. Depois que você descrever que são os seus clientes no plano de marketing, será muito mais fácil ter ideias de como você pode oferecer um atendimento melhor por exemplo.

5. Saiba mensurar os resultados

É fundamental que você consiga medir o resultado das ações que você executa no seu cotidiano. Do contrário, todo seu esforço poderá ser em vão. São os resultados que dirão a você se está no caminho certo ou se precisará fazer ajustes no seu plano de marketing. Cuidado para não se deixar levar por achismos e afirmações sem nenhum tipo de embasamento.

Você pode utilizar ferramentas gratuitas que vão lhe mostrar como as pessoas se comportam ao interagirem com a sua marca. Por exemplo, se você quer saber quantos visitantes o seu site recebeu em uma semana, você pode utilizar o Google Analytics. Para descobrir o engajamento e o alcance da sua marca do Facebook, você pode utilizar o Facebook Analytics. Se você deseja monitorar e gerir o fluxo de potenciais clientes, o Hubspot é uma das plataformas que vai de orientar nessa tarefa. Experimente e saiba medir o resultado dos seus esforços de marketing.

Agora é com você! Saia na frente da concorrência e surpreenda os seus consumidores. Mantenha o fluxo de novos clientes ativo. Até porque se você não vende, o negócio deixará de existir em algum momento. Para saber mais sobre plano de marketing, fale com um de nossos assessores! Fornecemos uma consultoria de comunicação e marketing gratuita para você. Em 15 minutos de conversa avaliamos sua estratégia de marketing e lhe auxiliamos com orientações personalizadas.

Converse com um dos nossos Assessores sem custo!

+55 21 2051 8419

 

 

Entre em contato conosco

Saiba mais sobre nossos serviços e entenda qual solução trará o melhor resultado para o seu negócio.

12 + 3 =

Pin It on Pinterest

Share This

Compartilhe

Compartilhe este post com seus contatos!

Entrar em contato.
Saiba mais por Whatsapp