Todo escritor iniciante que se aventura na publicação de um livro sabe que ser notado e construir um nome não é uma tarefa simples. Entretanto, há meios para encurtar a busca pelo sucesso quando o escritor percebe que é preciso apostar em novas formas de divulgar o livro e vencer as barreiras impostas no dia a dia. As livrarias nunca tem espaço para autores desconhecidos, os jornais e revistas quase sempre só falam em best sellers e o seu livro vai ficando cada vez mais esquecido. Por isso, comece a utilizar o marketing a seu favor e estruture a sua carreira.

Deixe de lado esses esquemas complexos e caros para divulgar e comercializar o seu livro, no final das contas isso só nos traz prejuízo e problemas futuros. O segredo é investir em você e no seu potencial como escritor. Escritores desconhecidos podem começar com o pé direito, ganhar notoriedade e começar a construir uma rede de leitores sólida e eficiente. Quer saber como? Então confira os 7 Mandamentos de Marketing imbatíveis para divulgar o seu livro. São estratégias que vão garantir aos novos escritores a conquista de um ‘lugar ao sol’:

1. Descubra seu Diferencial de Marketing

Esse é o ponto de partida para quem quer alcançar o sucesso e não quer perder anos e anos de estrada sem ser notado pelo público leitor. Pergunte-se o seguinte: Porque as pessoas devem comprar o meu livro e não o do outro autor que escreve sobre o mesmo gênero literário que o meu? Se você tiver uma boa resposta para essa pergunta, bingo! Já conseguiu vencer uns 50% do desafio de divulgar o seu livro. No primeiro momento foque nesse diferencial e observe como os autores renomados do seu gênero se posicionam, e, invista no seu diferencial em relação a eles.

2. Entenda quem é o seu leitor, no marketing chamamos de público-alvo

Se eu não entendo como pensa o meu leitor e o que ele espera do meu trabalho, vou continuar dando ‘murro em ponto de faca’, e nesse contexto seria o mesmo que falar sozinho, ser invisível para o seu público-alvo. Depois de descobrir seu diferencial, chegamos no segundo mandamento do marketing: entender o público-alvo a fundo. Muitos escritores pensam: o conteúdo do meu livro é voltado, em sua maioria, para mulheres de todas as faixas etárias, logo todas as mulheres são leitoras em potencial, não é verdade? Não mesmo. Essas mulheres possuem interesses, hábitos e comportamentos específicos. Que tal começar a descobrir quais são e onde elas estão?

3. Humanize o seu conteúdo

Você já reparou como as pessoas gostam de compartilhar e interagir com conteúdos que as definem? Por isso, na hora de divulgar o seu livro dê contexto ao conteúdo da sua obra, trace um paralelo da história do livro com situações que as pessoas enfrentam no dia a dia. Utilize imagens e detalhes sensoriais que farão as pessoas se lembrarem da sua obra. Lembre-se que se o conteúdo que que você cria provoca emoção no público, será muito mais fácil das pessoas armazenarem o conteúdo do livro na memória. Veja este exemplo de conteúdo da best seller baiana Tatiana Amaral e repare no nível de engajamento com os leitores:

tati amaral

 

4. Aposte em interatividade nas redes sociais para divulgar o seu livro

O quarto mandamento do marketing ajuda muito na hora de atrair novos leitores. Para despertar o interesse das pessoas aposte alto em interatividade, convide seu público-alvo a interagir com o seu livro de forma divertida, leve e descontraída. E para cumprir o quarto mandamento e divulgar o seu livro em grande estilo, dê uma olhada nos cinco formatos de conteúdo para web que farão os seus leitores ficarem ligadíssimos na sua obra.

5. O storytelling da obra dentro do Marketing

Todo escritor que possui um bom diferencial de marketing sempre será um especialista em contar boas histórias. E dentro de uma boa estratégia de marketing não há maneira mais convincente de contar boas histórias com o chamado storytelling. É uma técnica na qual você conta histórias utilizando imagens e palavras de forma contundente, com o objetivo de cativar e encantar o seu público leitor. E como fazer isso na web? Explore as redes sociais com a criação de conteúdo provocativo para divulgar o seu livro. Utilize os personagens que representam os anseios, as dores e se aproximem da realidade do seu público leitor.

6. Promova e distribua o conteúdo do seu livro

Chegou a hora de fazer barulho de verdade! Os canais de divulgação na web como as mídias sociais não servem apenas para postar um conteúdo e deixar ele ali, esperando que os leitores interajam. Um conteúdo atraente por si só não será o suficiente para atingir o maior número de leitores possível. Invista em email marketing para divulgar o seu livro, impulsione o seu conteúdo e distribua nos espaços em que seu público leitor gasta mais tempo.

7. Faça contato com blogueiros e jornalistas

Para quem começa a dar os primeiros passos no mercado editorial e lançou o primeiro livro recentemente, nada mais vantajoso do que contatar blogueiros literários e jornalistas que escrevem sobre literatura e tenham colunas específicas para publicações de lançamentos. São pessoas que vão ampliar o nível de alcance da sua obra e divulgar o seu livro para leitores sedentos por novidades e dispostos a conhecer novos autores. O 7º mandamento completa sua estratégia de marketing e vai ajudar a espalhar o seu diferencial como escritor pelos quatro cantos do país. Para começar, dê uma olhada em algumas táticas para chamar a atenção e dar o pontapé inicial no relacionamento com jornalistas.

Agora é com você! Comece já! Se você quer se aprofundar no assunto, converse com um de nossos assessores. Oferecemos uma consultoria de comunicação e marketing gratuita para você. Em 15 minutos de conversa avaliamos sua estratégia atual e fornecemos dicas e sugestões personalizadas.

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