Gerar credibilidade, atrair clientes e construir uma imagem forte. Uma assessoria de imprensa tem o poder de alcançar todos esses resultados para sua estratégia de comunicação. Por se tratar de uma ferramenta de marketing de alta performance, preparamos umas dicas bem simples para que você entenda de que maneira o assessor de imprensa apresenta um assunto ao jornalista e, assim, você mesmo possa dar os primeiros passos na atividade e cultivar um bom relacionamento com a imprensa.

Antes de pensar em fazer qualquer tipo de contato com um jornalista, é preciso entender que o jornalismo é prestação de serviço para o cotidiano das pessoas, por isso aponta tendências e apresenta novidades e informações que são de interesse público. Portanto, abandone todo e qualquer discurso comercial. Todo profissional de imprensa busca uma fonte que seja especialista ou referência em um determinado segmento. Falar que você é o melhor, o mais inovador e utilizar uma série de adjetivos não ajudará em nada, muito pelo contrário. Logo o jornalista perceberá o discurso comercial e pode até encaminhar a sua demanda para o setor de anúncios do veículo de comunicação. E na verdade não é isso o que queremos.

Hoje as redações funcionam da seguinte forma: O jornalista faz a cobertura em tempo real, recebe um volume grande de sugestões, acumula outras funções como fotógrafo e até mesmo ‘secretária’, pois, muitos tem que atender o telefone ao mesmo tempo que escrevem a matéria e ainda atualizam as redes sociais. Ufa! É essa pessoa altamente atarefada que você precisa encantar na hora de ‘vender’ sua pauta. Logo, ter empatia é fundamental e ser o mais sucinto possível também conta muito. Para você não se perder na abordagem e conquistar espaços na mídia, separamos 3 dicas infalíveis:

Evite rodeios e vá direto ao ponto

Explique em uma única frase quem você é e o tema da sua sugestão de pauta. Use palavras chave – as mesmas que utilizamos na internet para que sejamos encontrados com mais facilidade. Isso ajudará o jornalista a realizar uma rápida avaliação e a identificar com facilidade se o seu conteúdo é relevante ou não para o perfil de leitores que escreve. Se o assunto que você apresentou estiver alinhado com a cobertura que o profissional do veículo faz, com certeza o primeiro passo já foi dado e daí por diante é só avançar na negociação. O acompanhamento deve ser constante, seja um assessor de imprensa perseverante.

Substitua o discurso comercial por ‘Como resolvo o problema das pessoas?’

Esse sempre será o x da questão, a informação principal do follow up com o jornalista: como a minha atividade ajuda as pessoas? seja um negócio, instituição, pessoa física, atividade ligada ao lazer… Toda vez que um assessor de imprensa conversa com um jornalista ele acaba por responder essa pergunta de maneira sucinta. Seja por email, por telefone ou até mesmo via redes sociais. Para explicar um pouco melhor esse item, vamos dar dois exemplos:

Negócio: Se você tem um negócio poderá falar com um jornalista sobre sua expectativa de crescimento e seu diferencial, sempre pensando em como essas informações irão impactar positivamente a vida das pessoas e o seu mercado de atuação de maneira geral. Se você é um empresário que costuma palestrar com frequência, pode enviar uma sugestão de pauta sobre o conteúdo de suas palestras, e, ainda, mandar um resumo de sua história empreendedora no intuito de inspirar pessoas. Desta forma você estará contribuindo para o desenvolvimento do cenário empreendedor levando conhecimento para outros empreendedores.

Pessoa Física: Seja consultor, escritor, produtor cultural, ator… o jornalista sempre irá se interessar pela sua história e portfólio. Através desses dois parâmetros a imprensa entenderá como o seu trabalho exerce influência sobre as pessoas e quem é seu público-alvo. Por isso, apresente ao jornalista seus trabalhos de maior repercussão e sempre estabeleça contato para que o jornalista te conheça mais e você possa ser uma fonte relevante em todas as pautas que for falar sobre a sua atividade.

Conteúdo Relevante

Tudo o que acontece na minha rotina precisa ser apresentado a um jornalista? Parece que assim terei mais chances de conseguir um espaço! Não mesmo, pensar assim é um erro e pode acabar afastando você do jornalista. Para ser um bom ‘assessor de imprensa’ de si mesmo, tenha dados que possam validar o que você está apresentando. Exemplo: Se eu digo que criei uma solução inovadora no campo da mobilidade urbana que reduz o número de acidentes de ônibus, apresente ao jornalista o percentual de quantos acidentes foram evitados desde que coloquei a minha solução a disposição dos motoristas. Isso ajudará o jornalista a entender de que maneira a sua pauta é de interesse público.

Espero que tenhamos te ajudado a dar os primeiros passos para fortalecer a sua estratégia de comunicação. Agora é com você!

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