Não é segredo para ninguém que o mercado editorial brasileiro é altamente competitivo e autores que não procuram meios de se auto divulgarem e construírem uma rede de leitores sólida, acabam não sendo descobertos. E é aí que entram as atividades de marketing digital para o seu livro. São práticas que envolvem várias frentes de divulgação contínuas na internet, como conteúdo nas redes sociais, email marketing, website, campanha para engajar os leitores e muito mais.
Mas muita calma nessa hora! Existem muitas práticas na web ditas como “verdades” absolutas. Quem nunca ouviu de amigos ou colegas de profissão que é melhor postar de um jeito ou postar três vezes por dia no blog, ter conta em todas as redes sociais, e por aí vai… São proposições e especulações que são ditas fora de contexto, sem entender que marketing digital para escritores ou para qualquer outro segmento demanda estratégias personalizadas, estudadas caso a caso. E para você não cair em nenhuma inverdade disseminada por aí, separamos dez mitos sobre marketing digital que todo escritor precisa conhecer. São eles:
1. Todos são leitores em potencial
Se você não segmentar ao fazer marketing digital para o seu livro, vai ser difícil o seu público leitor lhe encontrar. No Brasil existem mais de 100 milhões de pessoas que utilizam a internet todos os dias. E pode ter certeza que seu público-alvo não é todo mundo, ele possui gostos e interesses específicos. Falamos sobre isso no artigo ‘5 atitudes que arruinam qualquer estratégia de comunicação’.
2. Mídias Sociais só funcionam para escritores que impulsionam posts
É fato que quando impulsionamos um post nas redes sociais ele alcança um número muito grande de pessoas, mas nem tudo se resolve pagando. Na verdade, a estratégia de marketing digital para o seu livro deve combinar duas coisas: alcance pago e não pago (orgânico). Se o conteúdo for de qualidade, gerar encantamento, as pessoas o compartilharão naturalmente. A dica é impulsionar apenas os conteúdo que gerarão algum tipo de venda ou receita.
3. Preciso publicar conteúdo todos os dias
A máxima quantidade não é qualidade se aplica muito bem na hora de traçar a estratégia de marketing digital para o seu livro. O que determina o sucesso do seu conteúdo na web é a periodicidade. É claro que quanto mais conteúdo você tiver na web mais facilmente você será encontrado pelo seu público leitor. Entretanto, atente para a qualidade. É muito mais vantajoso se organizar para produzir conteúdo valioso e gastar mais tempo nisso do que publicar muita informação que pode deixar a desejar pela relevância.
4. Quanto maior a frequência de posts diários no Facebook, melhor
A rede social com maior número de usuários no mundo, perto de 1,7 bilhão, é um espaço onde as pessoas interagem com publicações dos amigos e há muitos anúncios entre um post e outro. Pois bem, se você posta o tempo todo, alucinadamente, pode gerar incômodo aos fãs e promover o efeito contrário: a falta de interesse.
5. Preciso criar conta em todas as mídias sociais
Se o seu leitor tem o hábito de consumir conteúdo no Facebook e acessar todos os posts do seu blog por lá, porque você deveria ter conta em todas as redes sociais? Você só teria mais trabalho e perda de tempo para administrar conteúdos em vários canais, colocando em risco sua estratégia de engajar o público que realmente importa.
6. Quanto mais gente acessar o meu trabalho, mais conhecido(a) serei
O sexto mito é o maior de todos os mitos. Pela lógica deveria ser uma verdade, mas em marketing digital muita coisa que parece ser, não é. Há o que chamamos de métricas da vaidade. São dados quantitativos quem nem sempre nos ajudam a construir uma imagem sólida na web. É comum em uma campanha online mal segmentada termos muitas curtidas e compartilhamentos mas o perfil de usuários que fizeram a ação não tem o perfil de leitores e, fatalmente, não comprarão seus livros nem tão pouco fará parte da sua rede fãs e admiradores.
7. O uso de muitas hashtags fará as pessoas encontrarem a minha obra mais rápido
#hashtags #que #não #tem fim# O uso de muitas hashtags podem atrapalhar o engajamento das pessoas com o seu conteúdo. O ideal é utilizar de duas a três em uma publicação. Você pode fazer ainda melhor para o uso delas: antes de sair por aí utilizando um monte de hashtags na estratégia de marketing digital para o seu livro, pesquise se as pessoas que tem o perfil do seu público leitor, estão, de fato, utilizando as hashtags que você vai agregar aos seus posts.
8. Mandar email marketing para todos os meus contatos trará mais resultado
Email marketing é o recurso onde você dispara emails para sua base de leitores informando sobre os próximos lançamento, novidades e participações em eventos. Entretanto, para um bom resultado de engajamento, vendas de exemplares nas plataformas digitais ou até mesmo no seu site, essa não é a melhor forma de conquistar bons resultados na web. Os leitores e o público nas redes sociais gostam de ser ouvidos, de interagirem com conteúdo em tempo real, eles levaram o desejo de serem bem atendidos nas lojas físicas para o ambiente digital. Lembre-se disso na hora de traçar a estratégia de marketing digital para o seu livro. Esse é um dos principais mandamentos do marketing.
9. Não preciso fazer pesquisa para gerar conteúdo de qualidade para os meu leitores
Sabe aquele ditado que diz: ‘dar um tiro no escuro’? É exatamente isso que acontece quando não pesquisamos sobre os desejos e interesses dos nossos leitores. Não podemos nos fechar e nos basearmos em achismos na hora de produzir conteúdo de qualidade. Quando for pensar nos assuntos a serem abordados na estratégia de marketing digital para o seu livro, procure saber quais são os últimos acontecimentos e memes mais comentados do momento e os utilize a seu favor, faça relações com a história do seu livro. Use e abuse da criatividade.
10. Se divulgar algo na minha página do Facebook, todos os meus fãs verão o post
Infelizmente não é assim que funciona. Quando você publica um post no Facebook a informação é filtrada e a rede social libera o alcance para uma porcentagem pequena dos fãs da sua página. Isso ocorre porque a competição no feed de notícias é muito alta e, ganha quem tem conteúdo de maior qualidade. Quanto maior for o envolvimento emocional dos leitores com o seu conteúdo, através de compartilhamentos e curtidas, maior será o número de pessoas que pode interagir com o seu post de forma orgânica.
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