Em nosso último artigo apontamos quais soluções em comunicação são indispensáveis para impulsionar as vendas e nos destacarmos no mercado editorial (veja aqui). E a assessoria de imprensa está na lista das soluções que, além de trabalhar para a conquistar novos leitores, coloca você como fonte de informação em veículos de comunicação de maior repercussão do país. É uma ferramenta de marketing que gera reputação e constrói uma imagem positiva do seu trabalho. Por essa razão, hoje, vamos explicar como você pode conquistar os jornalistas de literatura, surpreendendo-os com uma sugestão de pauta interessante.

Vamos apontar quais assuntos são relevantes para os jornalistas de literatura levando em consideração o tipo de abordagem, o teor do conteúdo a ser apresentado e a periodicidade para envio da sua sugestão. Antes de mais nada fique atento a regra número 1: a empatia. Não só os jornalistas de literatura mas qualquer outro que atue em outra editoria acumula inúmeras funções – apura, escreve, atende telefone (veja aqui) – então seja o mais objetivo possível e sucinto na sugestão de pauta. Dito isso, vamos a nossa receita de bolo para a conquista de bons espaços para divulgar seu livro:

As três táticas do relacionamento com os jornalistas de literatura:

Lançamentos, Eventos Literários e Artigos que possam agregar algum tipo de conhecimento na vida dos leitores serão sempre bem vindos. Por isso, separamos três táticas que vão te ajudar a organizar o seu fluxo de sugestões de pauta e a produzir conteúdos cada vez mais interessantes para os jornalistas de literatura.

Estilo de Escrita do seu release ou nota

Ao contrário do estilo de escrita que você normalmente está acostumado a desenvolver, com descrição detalhada dos acontecimentos e informações mais densas e complexas, para produzir um texto para a imprensa, o foco está na objetividade e brevidade. Não deve ter mais que uma lauda. É um resumo que deve responder às seguintes perguntas O quê ? Quem ? Quando ? Onde ? Como ? Por que ? – O famoso lead jornalístico. Essas respostas devem estar no primeiro parágrafo do seu release ou nota.

Abordagem

Use e abuse das redes sociais. Como já destacado acima, os profissionais de imprensa exercem inúmeras funções. Muitos não têm muito tempo para falar ao telefone, recebem um volume de emails absurdos. Então o segredo é, no primeiro contato, contato ser objetivo e destacar o que a sua sugestão de pauta irá impactar na vida das pessoas. Lembrando que jornalismo é prestação de serviço, é apontar o que tem dentro do seu trabalho que fará diferença ou um comportamento, hábitos e costumes de um grupo de pessoas ou da sociedade em si.

Periodicidade

Mandar sugestão de pauta todo dia e mensagem para o jornalista todo dia não é uma boa estratégia. Isso pode ser fatal para fechar uma porta com os jornalistas de literatura. Portanto, fazer uma agenda com seus compromissos em feiras e eventos, conversar com o jornalista sobre o fechamento das matérias nos veículos e sugerir temas de assuntos que de fato são de interesse público, vão te ajudar muito em estabelecer uma boa dinâmica de envio de sugestões de pauta. O ideal é que se trabalhe no máximo duas pautas ao mês, não mais que isso, e de 15 em 15 dias o jornalista receba um novo assunto como sugestão.

Agora é só “arregaçar as mangas” e utilizar a mídia ao seu favor. Dúvidas sobre o tema? Então não deixe de entrar em contato conosco. Será um prazer!

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