fbpx

Quem nunca teve que administrar as redes sociais, criar conteúdo, pensar em estratégia de aproximação com os influenciadores e ainda executar outros projetos em paralelo? O famoso faça você mesmo faz parte da rotina de muita gente que precisa traçar estratégias de comunicação para alcançar um objetivo, seja vender mais, aumentar o engajamento nas redes sociais ou as visitas no site, entre outros. Mas muita calma nessa hora! Cuidado para não gastar munição a toa. Fazer muitas coisas sem planejamento e metas definidas pode ser um verdadeiro ‘tiro no pé’ na hora de executar sua estratégia de comunicação. E para não deixarmos que você se perca nesse processo, apontamos 5 atitudes que levam qualquer estratégia de comunicação para o ralo. Se você está tendo algum desses comportamentos, abandone-os já:

1. Não analisar o número de visitas no seu site e o engajamento nas redes sociais

estratégias de comunicação

Se você não compara os dados nos relatórios de desempenho das redes sociais, nem tão pouco acompanha o número de visitantes que acessam seu site, como vai descobrir que tipo de estratégia de comunicação é a mais adequada para o seu projeto? A melhor forma de nos conectarmos com o nosso público é descobrindo quais conteúdos que postamos fazem mais sucesso, a nível de cliques, curtidas, comentários ou até mesmo venda direta. E só teremos essas informações se analisarmos o desempenho das ações. Lembre-se: Só é possível gerir aquilo que se pode medir!

2. Não segmentar o seu público-alvo

segmentação de mercado

Sabe essa história de: todos são clientes em potencial ou todos podem consumir o meu produto-serviço. Sim todos podem, mas será que todos querem? Ter esse pensamento amplo é um dos maiores erros na hora de executar sua estratégia de comunicação. Para prosperar e se conectar com seu público-alvo, é preciso entender quem é ele, quais são seus interesses e o que eles esperam de você. Se você não limitar a sua estratégia de comunicação a um público específico, seus objetivos ficarão cada vez mais distantes.

3. Escolher os influenciadores errados

Sim, os influenciadores digitais já são um fenômeno há tempos. São pessoas que têm Blogs e redes sociais como Facebook, Twitter, Youtube, Instagram e possuem grande notoriedade para um público em específico. Muitos chegam a ter mais 100 mil seguidores e podem ser muito eficientes para sua estratégia de comunicação, devido ao alcance e a capacidade de engajamento junto ao seu público-alvo. Mas cuidado na hora de escolha. Avalie se o posicionamento do influenciador tem a ver com os valores da sua marca e se realmente é, de fato, um influenciador.

4. A linguagem é tão técnica que o cliente faz cara de paisagem

Utilizar nomenclaturas, termos científicos e outras palavras que fazem parte de um universo que não se aproxima do do cliente, vai fazer você perder tempo na hora de tentar se conectar com seu público-alvo. Além de fazer as pessoas franzirem a testa na hora que estiverem interagindo com a sua marca, sua estratégia de comunicação não terá utilidade. Substitua a linguagem técnica por palavras que são comumente utilizadas pelos usuários que busquem o seu produto-serviço na web. Ferramentas gratuitas como Keywords Tool te darão um norte.

 

 

5. Falta de Métrica. Mas o que é isso?

métricas digitaisA palavra métrica é comumente utilizada por profissionais de comunicação e marketing e tecnologia da informação. É o elemento mais importante da sua estratégia de comunicação. Mas vamos lá, o que significa? É um indicador de desempenho. Toda vez que estabelecemos um objetivo, precisamos ter um parâmetro que nos diga se estamos no caminho certo. Exemplo: Meu objetivo é dobrar o número de vendas de roupas na minha loja online num período de 3 meses. Neste exemplo, o indicador de desempenho será o número de cliques que as pessoas fazem no botão comprar do seu site.

Quer saber mais sobre estratégias de comunicação? Converse com um de nossos consultores! Oferecemos uma consultoria de comunicação gratuita para você. Em 15 minutos de conversa avaliamos sua estratégia atual e fornecemos dicas e sugestões personalizadas de comunicação e marketing.

Converse com um dos nossos Assessores sem custo!

+55 21 2051 8419

 

 

strateDY

 

Entre em contato conosco

Saiba mais sobre nossos serviços e entenda qual solução trará o melhor resultado para o seu negócio.

6 + 10 =

Pin It on Pinterest

Share This

Compartilhe

Compartilhe este post com seus contatos!

WhatsApp Fale conosco!