Ter um marca sólida na web significa apostar em criação de conteúdo de qualidade, já não há outra saída. Se você quer aumentar o número de seguidores, ganhar mais visitantes, trazer mais notoriedade para seus projetos, apostar em criação conteúdo se tornou uma obrigação. E quando falamos em criação de conteúdo de qualidade, não é simplesmente fazer um post sobre uma novidade da sua empresa ou enviar emails aleatórios sobre as atividades da sua marca. Para um engajamento de alta impacto a palavra de ordem é interatividade.

Criação de conteúdo de qualidade

Não podemos nos fechar na nossa ‘bolha’ e deixar de observar o que o nosso público-alvo deseja, o que eles querem ouvir, quais são os seus desejos e preocupações. Só assim podemos começar a apostar em criação de conteúdo de qualidade. Pensando nisso, separamos os principais recursos em criação de conteúdo online para mídias sociais, blogs e canais na web que colocam a interação em primeiro plano e dão protagonismo aos usuários:

1. Quizzes

Sabe aqueles famosos testes nas redes sociais que convidam as pessoas a responderem sobre curiosidades e temas engraçados? Quem nunca respondeu a um desses testes, deixou uma curtida e até compartilhou o resultado nas redes sociais para os amigos verem? Pois bem, é uma ótima estratégia de criação de conteúdo para trazer mais visibilidade para sua marca e aumentar o número de visualizações do seu conteúdo.

Quizzes são uma boa estratégia de criação de conteúdo para trazer mais visibilidade
Quizzes são uma boa estratégia de criação de conteúdo para trazer mais visibilidade. Fonte: PtQuizz.

2. Clickbait

É um estratégia de criação de conteúdo onde todo o cuidado é pouco! O Clickbait nada mais é do que conteúdos, que podem ser manchetes e/ou imagens provocativas, que possuem o intuito de instigar a curiosidade e levar as pessoas a clicarem em uma página da web. Mas é preciso se certificar de que a manchete e a imagem de fato levem o público a consumir um conteúdo verdadeiro, afinal de contas ninguém gosta de ser enganado. Como diria David Ogivly, o pai da propaganda, – “Diga a verdade, mas a torne fascinante”.

3. Listicicles

Esse nome é dado a estrutura de criação de conteúdo em que os artigos são apresentados na forma de listas numeradas ou com marcadores. Esse recurso foi pensado partindo do princípio de que como o volume de conteúdo online é alto, a atenção dos usuários diminuiu. Dentro dessa lógica os listcicles são utilizados para que os leitores se sintam capazes de de consumir uma grande quantidade de conteúdo em um curto período de tempo. Confira como o Buzzfeed, campeão em engajamento, utiliza esse recurso.

4. Gifs animados

Já não é segredo para ninguém que conteúdos que transmitem emoções fazem muito mais sucesso, ganham mais curtidas, compartilhamento e visualizações. E é por isso que os gifs se tornaram bastante populares. Além de terem o dinamismo de um vídeo são leves e facilmente compartilháveis. Uma boa estratégia de criação de conteúdo com os gifs pode se pautar nas emoções que acompanham as pessoas ao longo do dia. Por exemplo, o sentimento de felicidade fazem as pessoas compartilharem, já o medo as fazem criar laços com outros na web.

Uma boa estratégia de criação de conteúdo com os gifs pode se pautar nas emoções que acompanham as pessoas ao longo do dia.
Uma boa estratégia de criação de conteúdo com os gifs pode se pautar nas emoções que acompanham as pessoas ao longo do dia. Fonte do Gif: Museo de Gifs.

5. Emoji

Essas figurinhas que utilizamos o tempo inteiro no WhatsApp e Facebook já existem desde os anos noventa mas o uso em grande escala é mais recente. E como as mensagens de texto ‘pipocam’ emojis a cada segundo, que tal nos inspirarmos no case da Domino’s para a criação de conteúdo? Os pedidos de pizza são feitos pelos clientes através de emoji. Para que o cliente fosse capaz de acionar o emoji na hora de fazer o pedido tinha que fazer um cadastro prévio, uma única vez, no site da Domino’s, e a partir disso o chamado #easyorder poderia ser ativado. Com a estratégia, cerca de 500 pedidos foram feitos através do emoji só no primeiro dia da ação.

Cerca de 500 pedidos foram feitos através do emoji só no primeiro dia da ação. Fonte da imagem: http://assets.b9.com.br

E para encerrar se inspire nas marcas que já notaram como a concorrência pela atenção dos usuários é grande e já colocaram a seguinte meta: o céu não é mais o limite para a criação de conteúdo de qualidade.

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