Você já deve ter notado que os likes e comentários no Instagram diminuiram nas últimas semanas. Se você já está desesperado e não sabe o que fazer, fique calmo que a gente lhe explica o que está acontecendo.

O INSTAGRAM MUDOU.

Sim. O Instagram, tanto quanto o Facebook, está sofrendo contínuas mudanças no seu funcionamento e no algoritmo. As razões? Bom, as razões deixemos que fiquem com o dono do Instagram, o Mark Zuckerberg e sua galera.

Na verdade as razões para a mudança, que não são poucas, não vêm ao caso. O que realmente importa é que a mudança no Instagram nos obriga a mudar também.

Se queremos manter o engajamento e não cair no esquecimento da nossa santa Rede Social, precisamos estar atentos às novas regras.

Eis aqui a mudança principal e possíveis soluções para garantir um bom engajamento dos seus posts:

A regra dos 10%

Apenas 10% dos seu seguidores verão seu post inicialmente. (Regra dos 10%)
Se assustou? Sim, é verdade. Tal como ocorre no Facebook, nem todos seus seguidores verão seu post na timeline deles inicialmente (claro, se clicarem no seu perfil, verão).

Esta mudança atinge em cheio o alcance do nosso post. O Instagram fala aí de um “Early Engagement” ou Engajamento rápido. Se no início da postagem for detectado um engajamento bom, com a interação imediata de likes e comentários, gradualmente o alcance se amplia, ultrapassando os 10% iniciais.

Essa é a mudança mais difícil de superar. Portanto, a dica para não deixarmos a ‘peteca cair’ é:

Qualidade do conteúdo
Postar realmente algo que encante a sua audiência. Não poste mais por postar. Dedique seu tempo, em vez de postar várias vezes por dia, à pesquisa e criação de conteúdo. Conheça sua audiência.

O Stories
Use e abuse dessa ferramenta. Já vimos claramente que os usuários amam o Stories. E vamos combinar que é uma ferramenta bem divertida. Você pode adicionar filtros de localização, de temperatura, hashtags pesquisáveis, utilizar as canetas para escrever em cima da imagem e muito mais.

Investimento no Instagram também é bem vindo
Para facilitar as coisas, se você tem um negócio para promover, use o recurso da Promoção. Sei que tem muita gente gostaria de atirar pedras em mim por escrever isso, mas como o nosso objetivo é ter uma presença digital forte, é melhor seguirmos um caminho prático.

Se diante do que foi dito você estiver pensando que é só os seus seguidores comentarem e darem likes que está tudo certo, bom a coisa não é bem assim.

60 minutos para responder a um comentário

O Instagram aplicou mais uma regra que nos pegou de surpresa: Se você não responder em 60 minutos a um comentário, esse comentário já não valerá como mecanismo de engajamento e a visibilidade do post cairá.

Por isso, a dica é: ative o mecanismo das notificações do Instagram e esteja de olho para responder aos comentários o quanto antes.

Emojis e elogios nos comentários não estão com nada

E aí pensa, que “tudo bem, meus usuários podem comentar com um emoji ou com uma palavra tipo, lindo, arrasou, bacana, etc. Mas até isso já não funciona mais.

Comentários desse estilo não aportam valor nenhum para o engajamento, pelo contrário. E os queridinhos e populares emojis não contam como comentário. Já que devem ter minimamente 4 palavras para valer e, assim, aumentar a exposição do seu post..

Nada de editar legendas

Editar a legenda do post depois dentro de um período de 24h seguintes também pode ser um ‘tiro no pé’. Além da sua visibilidade cair, isso conta como SPAM. Essa história de postar, corrigir e postar novamente está fora de cogitação.

A dica aqui é usar plataformas de gerenciamento de mídias sociais como Hootsuite ou Later, que também oferecem contas gratuitamente. Mediante essas ferramentas, você pode criar seu post, e pré-visualizar ele para ler atentamente o que você escreveu. Nessas plataformas você pode corrigir e depois postar.

Se mesmo assim você falhar na correção, deixe o post rolar. Seus seguidores perdoarão você. Se for um erro grave: Apague o post, e crie um post diferente com uma legenda diferente.

Cuidados com o uso de hashtags

Esquece esse história de utilizar 30 hashtags. O Instagram passou a tolerar um limite 5 hashtags para cada post. Mais que 5 poderá ser considerado como SPAM.

Além do número de hashtags evite a repetição. Se você usar sempre as mesmas hashtags, isso também pode ser considerado como SPAM. Sem contar que é mais um motivo para diminuir alcance do seu post.

Outra hábito de alguns usuários pode ser visto como tentativa de SPAM é, se você coloca os hashtags nos comentários. E toda tentativa de spam é punida com menos alcance.

Por isso, preparem bem os seus conteúdos antes de postar, releiam as dicas e fiquem sempre atentos atender às novas regras do novo jogo. Com uma boa preparação você amplia o seu alcance e ainda ganha vantagem em cima dos perfis fake e spammers. Quer saber mais sobre o assunto? Marque uma consultoria com um de nossos assessores.

 

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