Todo escritor depois de ter o livro publicado precisa ‘arregaçar as mangas’ e investir tempo em um novo desafio: tornar-se conhecido pelo seu público leitor e fazer com que a venda de seus obras vá além dos amigos e familiares, até porque é fácil fazer com que eles comprem nossos livros. Por isso, é fundamental construir uma rede de leitores. O maior erro de um autor é achar que depois do livro publicado não precisará fazer nenhum esforço para que as pessoas o conheçam.

Mesmo que você tenha uma editora, o jogo mudou. Engana-se o autor que acredita que em tempos de Booktubers e outros influenciadores que contam com um número de seguidores na faixa de 300 mil, não será preciso ter uma presença online forte. Mas cuidado para não gastar energia à toa. Quantas vezes você já compartilhou posts sobre o seu livro em grupos do Facebook ou em outras redes sociais e depois nada aconteceu?

Por esse motivo, separamos aqui as principais táticas de comunicação digital para você conseguir mais leitores para sua obra. Acredite, é possível construir uma rede de leitores eficiente. Essa etapa pode começar antes mesmo do livro publicado. Confira:

Utilize ferramentas gratuitas para conhecer e encontrar seu público leitor

A palavra de ordem quando vamos fazer qualquer ação na web é segmentação! Não adianta você tentar construir uma rede de leitores fazendo um email atrás do outro, entrando em qualquer grupo de literatura ou buscando qualquer outro canal na web sem antes saber quem é seu público leitor e onde eles estão. Esse é o pontapé inicial na hora de construir uma rede de leitores eficiente. E para conhecer quais leitores se interessam pelo seu gênero literário e onde eles estão, listamos algumas ferramentas gratuitas que vão te ajudar nessa etapa:

(Fonte: media.giphy.com)

‘Spoiler Alert’ nas Redes Sociais

Spoiler Alert

(Fonte: minhaserie.com.br)

E por que não? Antes mesmo do seu livro publicado, revele alguns trechos da história nas redes sociais. Qual o leitor que não fica curioso quando damos a ele trechos emocionantes de uma determinada história, seja aventura, ficção, romance ou qualquer outro gênero literário. Essa seria forma de ‘preparar o terreno’, uma estratégia de pré-lançamento que te ajuda a construir uma rede de leitores gradativamente. Mas fique atento à periodicidade! Nada de fazer um post hoje e o próximo só na semana que vem. Tenha um calendário de conteúdo e destaque os pontos que você acredita que vão despertar a curiosidade das pessoas. Separamos um modelo de calendário de conteúdo simples para você não se perder nas postagens.

Clique aqui para baixar o Calendário de Conteúdo

Potencialize o engajamento

E para manter seu público engajado constantemente, é preciso investir em relacionamento, não tem jeito. Por isso, estabeleça conexões com outros leitores e autores. Leia o conteúdo dos seus colegas de profissão, compartilhe e faça boa recomendações do trabalho. Desta forma, você começará a ser notado e poderá atrair mais pessoas para as suas redes sociais, aumentando as chances de conseguir mais leitores e admiradores do seu trabalho.

Invista em relacionamento com influenciadores e formadores de opinião

Você já viu alguém comprar uma ideia, produto ou serviço de alguém que não conhecem? É quase impossível. E para fazer com que seu livro chegue a um número grande de pessoas, se torne conhecido e transmita credibilidade junto a pessoas que futuramente farão parte da sua rede de leitores, identifique quem são os influenciadores que mais combinam com seu gênero literário e faça ações de relacionamento: convide-os para eventos, estabeleça parcerias que sejam proveitosas para você e o influenciador. Os mais comuns são os chamados Booktubers que conversam sobre livros através do Youtube e os blogueiros de literatura. Pense em parcerias que possam ser proveitosas, que representem um ‘ganha ganha’ para ambas as partes.

Tenha um Blog de Conteúdo

Nem todo o público na web conhece sua trajetória e seus conhecimentos na área que se propõe a escrever. Por isso, ter um blog será importante na etapa de consolidar sua rede de leitores e mantê-los sempre ocupados com conteúdo sobre os eventos que você participará, curiosidades sobre sua trajetória e outras informações que manterão seus leitores engajados. Não esqueça de mantê-lo sempre atualizado, a regra é a mesma que utilizamos para redes sociais como Facebook, Twitter, Instagram…

Gere Tráfego para o seu site

Não precisa ser nenhum expert em marketing digital para atrair pessoas para o site do seu livro. A construção de uma rede de leitores eficiente também depende da quantidade de pessoas que você conseguirá atrair para o seu site. No post anterior apontamos os motivos para você ter um site (5 Motivos para você ter um site para o seu livro). Mas não basta só ter um domínio e pronto! É preciso estimular o público na web a acessar o site e se manter conectado com o seu conteúdo. A forma mais simples e prática de fazer com que mais pessoas acessem o seu conteúdo é utilizando palavras-chave em todo o texto que escreverá. São palavras que as pessoas mais digitam nos navegadores como Google na hora de pesquisar um tema. Uma dica para a pesquisa rápida de palavra-chave: utilize ferramentas como http://keywordtool.io/ ou https://adwords.google.com.br.

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