Ser mais conhecido, potencializar as vendas, aumentar a notoriedade da marca ou garantir o sucesso de um novo produto/serviço, são alguns dos objetivos que uma estratégia de assessoria de imprensa pode alcançar para sua marca.

Além disso, estar sempre na mídia como uma fonte de informação em matérias e artigos de opinião, gera mais credibilidade junto aos potenciais clientes e demais públicos que fazem parte do seu mercado de atuação. E para que você não perca a oportunidade de estar sempre na mídia, separamos as principais dicas de assessoria de imprensa para que sua marca possa ser citada nos veículos de comunicação de forma constante. Confira:

1. Tenha sempre um Press Release na ‘manga’, de preferência no seu website

O press release continua sendo a porta de entrada no relacionamento com a imprensa. É um material informativo que destaca o que de fato é notícia e interessa ao profissional de imprensa. Se você ainda não sabe como escrever um press release matador, baixe O Guia Definitivo sobre “Como escrever um Press Release”. Por isso, a primeira dica de assessoria de imprensa é ter esse material pronto.

Lembre-se que o jornalista também utiliza a web como ferramenta de pesquisa na hora de buscar uma boa fonte para a matéria. Então, a dica de ouro é facilitar o trabalho do profissional de imprensa tendo um press release publicado no seu website.

2. Saiba identificar o que é notícia do ponto de vista da assessoria de imprensa

Saber o que é notícia é fundamental para que você esteja sempre na mídia. Muitas pessoas confundem novidades com sugestões de pauta, porém, nem todo acontecimento novo no seu dia a dia é interessante para ser trabalhado na mídia. Então, descubra como a assessoria de imprensa identifica o que é notícia. Se você já baixou o Guia Definitivo ‘Como escrever um press release’ certamente entenderá o que busca um jornalista. Confira abaixo:

Para trabalhar um conteúdo na mídia ele precisa ter o que chamamos de prestação de serviço. É preciso destacar como a sua sugestão de pauta pode impactar a sociedade ou um determinado grupo de pessoas/segmento. Por exemplo, o novo layout do seu website é notícia? A primeira vista não, entretanto se esse novo layout possui algo de inovador e melhora a experiência do usuário – a prestação de serviço, talvez seja notícia para determinadas mídias de tecnologia e comunicação. Esse é o ponto de partida na hora de averiguar o que é notícia e o que não é.

Baixe o Guia Definitivo "Como escrever um press release"

3. Atualize as informações do seu site constantemente

Mais uma dica de assessoria de imprensa que facilita muito o trabalho de pesquisa do jornalista. Além do release publicado no seu website, tenha sempre as informações sobre o seu negócio atualizadas. Imagine que o profissional de imprensa busque uma fonte que tenha ganhado um prêmio recentemente ou até mesmo lançado uma nova funcionalidade de um determinado produto.

Se você se encaixar em alguns dos requisitos da pauta do jornalista e as informações não estiverem atualizadas, você poderá perder uma oportunidade de sair na mídia.

4. Transforme os principais acontecimentos em Blog Posts

Sua empresa foi selecionada para algum programa de aceleração? Você vai ser palestrante de algum evento? Então não deixe de noticiar essas novidades no seu blog. Assim, o jornalista consegue acompanhar as novidades da sua marca e utilizar as informações para futuras sugestões de pauta. Isso ajuda muito no trabalho de uma assessoria de imprensa.

Mesmo que essas novidades não sejam utilizadas pelo jornalista de forma imediata, elas podem ficar no radar do profissional de imprensa e, quando o jornalista for escrever sobre um assunto que tenha sinergia com os acontecimentos da sua empresa, as chances do jornalista retomar o contato com você são muito maiores.

5. Aposte em ações de relacionamento com a imprensa

A quinta dica de assessoria de imprensa lhe ajudará a construir um laço de relacionamento com o jornalista de uma forma mais efetiva. O envio de brindes e lembranças que remetam a sua marca, também funciona como uma estratégia de manter a sua empresa sempre no radar do jornalista. Paralelo a isso, aproveite para entrar em contato e confirmar o recebimento do seu ‘mimo’. É uma excelente oportunidade de ‘quebrar o gelo’, investigar as próximas pautas que serão trabalhadas e se você poderá participar como uma fonte de informação relevante.

6. Se ofereça como um articulista fixo

Você sabe o que é uma editoria de opinião? São espaços que existem dentro dos veículos de imprensa, como Jornais e Revistas, que trazem artigos sobre especialistas em determinado tema ou mercado de atuação. Muitos desses espaços aceitam articulistas fixos – empresários, artistas ou especialistas em alguma área – cujo os textos são publicados constantemente, obedecendo uma certa periodicidade.

Essa é a dica de assessoria de imprensa mais certeira para quem deseja estar sempre na mídia. É a garantia que você possui de que o seu nome e o da sua marca sempre serão veiculados na imprensa. Entretanto, tenha sempre o cuidado de cumprir com a periodicidade do veículo em questão, que normalmente podem publicar seus artigos quinzenal, mensal ou semanalmente.

7. Saiba ‘Vender o seu Peixe’ para o jornalista

Agora que você já sabe o identificar o que é notícia, na hora de conversar com o jornalista é preciso abandonar todo e qualquer tipo de discurso comercial. Evite adjetivos que engrandeçam a sua marca e foque na prestação de serviço. Nesse artigo, você poderá conferir o passo a passo de como vender a sua ideia para o jornalista “Saiba vender seu “peixe” para o jornalista“. No fim das contas, o assessor de imprensa é um criador de conteúdo, um planejador e vendedor de pautas, um estrategista e um bom contador de histórias!

Agora é com você. Não deixe de seguir essas dicas se o seu objetivo é aparecer na mídia com frequência. Se você tiver dúvidas sobre como a assessoria de imprensa pode ajudar na sua estratégia de crescimento, converse com um de nossos assessores. Fornecemos uma consultoria de comunicação e marketing gratuita para você. Em 15 minutos de conversa avaliamos a sua estratégia e lhe auxiliamos com orientações personalizadas.

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