fbpx

Todo escritor iniciante que se aventura na publicação de um livro sabe que ser notado e construir um nome não é uma tarefa simples. Entretanto, há meios para encurtar a busca pelo sucesso quando o escritor percebe que é preciso apostar em novas formas de divulgar o livro e vencer as barreiras impostas no dia a dia. As livrarias nunca tem espaço para autores desconhecidos, os jornais e revistas quase sempre só falam em best sellers e o seu livro vai ficando cada vez mais esquecido. Por isso, comece a utilizar o marketing a seu favor e estruture a sua carreira.

Deixe de lado esses esquemas complexos e caros para divulgar e comercializar o seu livro, no final das contas isso só nos traz prejuízo e problemas futuros. O segredo é investir em você e no seu potencial como escritor. Escritores desconhecidos podem começar com o pé direito, ganhar notoriedade e começar a construir uma rede de leitores sólida e eficiente. Quer saber como? Então confira os 7 Mandamentos de Marketing imbatíveis para divulgar o seu livro. São estratégias que vão garantir aos novos escritores a conquista de um ‘lugar ao sol’:

1. Descubra seu Diferencial de Marketing

Esse é o ponto de partida para quem quer alcançar o sucesso e não quer perder anos e anos de estrada sem ser notado pelo público leitor. Pergunte-se o seguinte: Porque as pessoas devem comprar o meu livro e não o do outro autor que escreve sobre o mesmo gênero literário que o meu? Se você tiver uma boa resposta para essa pergunta, bingo! Já conseguiu vencer uns 50% do desafio de divulgar o seu livro. No primeiro momento foque nesse diferencial e observe como os autores renomados do seu gênero se posicionam, e, invista no seu diferencial em relação a eles.

2. Entenda quem é o seu leitor, no marketing chamamos de público-alvo

Se eu não entendo como pensa o meu leitor e o que ele espera do meu trabalho, vou continuar dando ‘murro em ponto de faca’, e nesse contexto seria o mesmo que falar sozinho, ser invisível para o seu público-alvo. Depois de descobrir seu diferencial, chegamos no segundo mandamento do marketing: entender o público-alvo a fundo. Muitos escritores pensam: o conteúdo do meu livro é voltado, em sua maioria, para mulheres de todas as faixas etárias, logo todas as mulheres são leitoras em potencial, não é verdade? Não mesmo. Essas mulheres possuem interesses, hábitos e comportamentos específicos. Que tal começar a descobrir quais são e onde elas estão?

3. Humanize o seu conteúdo

Você já reparou como as pessoas gostam de compartilhar e interagir com conteúdos que as definem? Por isso, na hora de divulgar o seu livro dê contexto ao conteúdo da sua obra, trace um paralelo da história do livro com situações que as pessoas enfrentam no dia a dia. Utilize imagens e detalhes sensoriais que farão as pessoas se lembrarem da sua obra. Lembre-se que se o conteúdo que que você cria provoca emoção no público, será muito mais fácil das pessoas armazenarem o conteúdo do livro na memória. Veja este exemplo de conteúdo da best seller baiana Tatiana Amaral e repare no nível de engajamento com os leitores:

tati amaral

 

4. Aposte em interatividade nas redes sociais para divulgar o seu livro

O quarto mandamento do marketing ajuda muito na hora de atrair novos leitores. Para despertar o interesse das pessoas aposte alto em interatividade, convide seu público-alvo a interagir com o seu livro de forma divertida, leve e descontraída. E para cumprir o quarto mandamento e divulgar o seu livro em grande estilo, dê uma olhada nos cinco formatos de conteúdo para web que farão os seus leitores ficarem ligadíssimos na sua obra.

5. O storytelling da obra dentro do Marketing

Todo escritor que possui um bom diferencial de marketing sempre será um especialista em contar boas histórias. E dentro de uma boa estratégia de marketing não há maneira mais convincente de contar boas histórias com o chamado storytelling. É uma técnica na qual você conta histórias utilizando imagens e palavras de forma contundente, com o objetivo de cativar e encantar o seu público leitor. E como fazer isso na web? Explore as redes sociais com a criação de conteúdo provocativo para divulgar o seu livro. Utilize os personagens que representam os anseios, as dores e se aproximem da realidade do seu público leitor.

6. Promova e distribua o conteúdo do seu livro

Chegou a hora de fazer barulho de verdade! Os canais de divulgação na web como as mídias sociais não servem apenas para postar um conteúdo e deixar ele ali, esperando que os leitores interajam. Um conteúdo atraente por si só não será o suficiente para atingir o maior número de leitores possível. Invista em email marketing para divulgar o seu livro, impulsione o seu conteúdo e distribua nos espaços em que seu público leitor gasta mais tempo.

7. Faça contato com blogueiros e jornalistas

Para quem começa a dar os primeiros passos no mercado editorial e lançou o primeiro livro recentemente, nada mais vantajoso do que contatar blogueiros literários e jornalistas que escrevem sobre literatura e tenham colunas específicas para publicações de lançamentos. São pessoas que vão ampliar o nível de alcance da sua obra e divulgar o seu livro para leitores sedentos por novidades e dispostos a conhecer novos autores. O 7º mandamento completa sua estratégia de marketing e vai ajudar a espalhar o seu diferencial como escritor pelos quatro cantos do país. Para começar, dê uma olhada em algumas táticas para chamar a atenção e dar o pontapé inicial no relacionamento com jornalistas.

Agora é com você! Comece já! Se você quer se aprofundar no assunto, converse com um de nossos assessores. Oferecemos uma consultoria de comunicação e marketing gratuita para você. Em 15 minutos de conversa avaliamos sua estratégia atual e fornecemos dicas e sugestões personalizadas.

+55 21 2051 8419

 

 

strateDY

 

Entre em contato

Saiba mais sobre nossos serviços e entenda qual solução trará resultado para o seu negócio.

15 + 6 =

Resumo
7 Mandamentos de Marketing imbatíveis para divulgar o seu livro
Nome do artigo
7 Mandamentos de Marketing imbatíveis para divulgar o seu livro
Descrição
Conheça os principais Mandamentos de Marketing na hora de divulgar o seu livro e dar os primeiros passos na carreira de escritor
Autor
Nome do Publicador
strateDY
Logo do Publicador

Pin It on Pinterest

Share This

Compartilhe

Compartilhe este post com seus contatos!

WhatsApp Fale conosco!