Trabalhando com todo tipo de PMEs, startups, empreendedores, artistas, influenciadores, durante muitos anos, ainda nos encontramos com aquelas pessoas ou organizações que negam a necessidade de ter um website. Não importa o objetivo que você tenha, seja vender produtos e serviços ou aumentar a notoriedade de um negócio.
Independente do que seu empreendimento é, vender produtos, promover livros, quase todo o mundo quer estar presente no mundo digital. Mas se você lhes pergunta: “Você já tem seu website”, a resposta muitas vezes é: “Ah, não, não preciso. Eu tenho minha página no Facebook (ou no Instagram, ou no Tumblr , ou LinkedIn, ou no que seja).
Antes de apresentar as razões de por que ter um website próprio, vou colocar uma definição muito breve de um website:
“Trata-se do espaço virtual de uma organização ou pessoa.“
Este post é dirigido a todos, tanto PME como empreendedores, artistas ou qualquer pessoa, que deseja alavancar um projeto e precisa encontrar seu público-alvo mas ainda não tem um website.
Eis aqui as razões pelas quais você precisa de um website próprio.
1. Seu website é SEU.
Lembra daquela rede social Orkut? O Orkut tinha se tornado uma comunidade com mais de 300 milhões de pessoas. Porém, de uma hora para outra o Google decidiu fechar esta rede social no ano de 2014.
Toda informação que os usuários deixaram no Orkut sumiram, salvo aqueles que conseguiram baixar seus conteúdos no Orkut antes da data do fechamento.
A mesma coisa aconteceu com o Google+, que o próprio Google criou para poder concorrer com o Facebook, mas fechou a rede social no ano ano passado. Dia 31 de maio foi a data limite para baixar todo trabalho que você ou sua equipe mantinham naquela rede.
Quem sabe o que vai acontecer com o Facebook, Instagram (as duas da mesma empresa – o Facebook), LinkedIn (agora da Microsoft), ou qualquer outra rede social?
A página do Facebook, que você provavelmente tem, não é sua. O dono desta página é a empresa Facebook, que define claramente nas políticas e guias, o que você pode ou não pode fazer.
Você alguma vez já leu a política do Facebook? Quando o Facebook acha que você fez alguma coisa que é contra sua política de uso, ele pode até bloquear seu usuário, e consequentemente impedir o acesso a sua página do Facebook se você for administrador único.
Todo este relato não é contra das redes sociais, e sim um alerta para que você fique consciente que qualquer coisa que você crie em uma rede social, você não é o dono dessa criação.
Ao contrário, o website, onde a política, o desenho, o jeito, o funcionamento e o conteúdo é SEU, definido a partir das necessidades de seu projeto, empreendimento ou negócio.
2. Seu Website é sua Identidade no mundo digital
Seu website lhe dá controle sobre a sua imagem no mundo digital. E essa imagem é sua identidade.
Ter uma própria imagem bem desenhada transmite seriedade e profissionalismo. No Facebook, ou no Instagram, por exemplo, têm poucas opções para personalizar e transmitir sua personalidade e imagem, sua identidade. Porque sua identidade, não é apenas seu logotipo.
3. Vitrine para seu Portfólio
As pessoas são visuais. Quanto mais projetos, produtos, depoimentos você puder exibir, melhor será na hora de convencer seus clientes potenciais de que você é a empresa, o artista ou empreendedor certo para eles.
No seu website própio, você pode criar sua vitrine visual do jeito como seu negócio ou projeto demanda, inclusive uma vitrine atrativa do seu portfólio.
4. Aumento da Visibilidade
Aumentar a sua visibilidade é um dos fatores mais importantes para ter um website. Embora as pessoas conheçam seu nome ou sua organização, a primeira coisa que farão é pesquisar nos buscadores como Google para saber mais sobre você ou sua organização.
O website acaba se tornando um espaço multifuncional. Ele serve para a venda, marketing, contratação de novos funcionários, ou até mesmo interface com a investidores.
Também é um canal de suporte para a atividade de Assessoria de Imprensa, já que os jornalistas precisam pesquisar e reunir informações sobre um entrevistado.
No seu próprio website, você tem a possibilidade de falar tudo sobre você, seu trabalho, o por quê você é diferente. Além disso, e se você tiver lojas ou escritórios, pode até adicionar endereços, mapas e tudo o que você precisar para que os clientes potenciais entrem em contato com você ou sua organização.
5. Credibilidade
A visibilidade dá origem a mais uma coisa: a credibilidade. Simplesmente pelo fato de você ter um website, já dá para seu público alvo ter a certeza que você ou sua organização possuem seriedade e profissionalismo.
Além disso, o website tem a grande vantagem de poder comunicar ao seu público alvo, o por que deve acreditar em você. Ao adicionar seu portfólio, produtos e depoimentos de clientes, você tem a chance de respaldar e comprovar tudo o que você é capaz de fazer.
6. Marketing
O website próprio é o que seria a base que lhe permite executar as diferentes estratégias de Marketing digital. Também se você usa as diferentes redes sociais, você precisa de um espaço virtual, uma presença digital, aonde você manda seus clientes potenciais para que estes obtenham maior informações sobre você, sua organização ou produtos.
Seu website próprio é O LUGAR, aonde você converte um Lead em um lead qualificado, por exemplo. Com um blog integrado no seu website, você possui mais uma ferramenta poderosa para atrair pessoas para conhecer você, sua organização ou seus produtos.
Tem muitas estratégias de Marketing Digital efetivas, que podem lhe ajudar a gerar mais Leads ou gerar mais notoriedade no seu público alvo. Se você tem dúvidas sobre quais seriam os mais certos para você, entre em contato com a gente.
7. Vendas
Possuir sua presença digital permite a você ou a sua organização vender produtos e serviços durante os 24 horas dos 7 dias na semana.
Você estaria surpreso com a quantidade de leads que você pode gerar aos domingos ou no horário da noite, um dos momentos em que muitas pessoas tem tempo de realizarem suas pesquisas na web.
Isso é muito importante não só se você vende produtos diretamente online, mais também para encurtar o processo de venda no mundo físico.
Estas são só algumas das razões porque você precisa de um website. Você não tem um website ainda?
Então corra e ligue para a gente para que possamos lhe ajudar nessa empreitada. Ainda tem dúvidas sobre ter um website ou não? Então entre em contato conosco e aclare suas dúvidas com nossos consultores de Marketing Digital.
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