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Já deu pra perceber que nenhum post nas redes sociais tem sucesso se não investirmos uma quantia para impulsionar os conteúdos. Mas a boa notícia é que você pode, sim, ter um alcance orgânico considerável se lançar mão de algumas táticas.

E é justamente por essa razão que resolvemos falar de que maneira você pode construir posts com qualidade e alcance sem que para isso seja necessário sobrecarregar o orçamento.

Como ampliar o alcance orgânico nas redes sociais?

Há um bom tempo que as redes sociais se transformaram em verdadeiras arenas de disputa pela atenção do público.

E se você realmente quiser ampliar o alcance orgânico nas redes sociais, deve investir um pouco mais de tempo, já que a concorrência é grande e o público nas redes sociais acessa os conteúdos de forma dinâmica, consome e descarta informações com muita rapidez.

E é justamente por isso que você deve caprichar na construção da mensagem e entender melhor como as pessoas se comportam na web.

Para tornar seu conteúdo mais competitivo ‘batalhar’ pela atenção das pessoas, separamos 7 táticas para ampliar o alcance orgânico nas redes sociais sem que você tenha que investir muito dinheiro com publicidade online no próximo ano:

1 – Defina seu objetivo nas redes sociais

Para todo conteúdo que se cria nas redes sociais, seja ele texto, infográfico ou audiovisual… você precisa se perguntar o seguinte: O que eu quero que as pessoas façam?

Exemplo: Cliquem em uma oferta, respondam para aumentar a interação, se inscrevam para receber novidades… etc.

Criar conteúdos de forma aleatória não funciona, é preciso definir o objetivo final. Geralmente, os objetivos mais comuns são: Converter em vendas, aumentar a visibilidade de uma marca ou produto, engajar os consumidores e atrair novos clientes, entre outros.

2 – Personalize o conteúdo nas redes sociais

De acordo com o estudo ‘Só investir não basta – As expectativas do consumidor para o Marketing Digital no Brasil’, realizado pelo The Boston Consulting Group, 60% dos brasileiros estão dispostos a comprar de uma marca nas redes sociais se perceberem que o serviço e a experiência oferecidos serão mais personalizados.

E o que isso significa na prática? Significa que as pessoas prestam atenção em conteúdos que tenham relação com seus problemas e necessidades. Mas qual seria o ‘caminho das pedras’ para descobrir isso?

Comece perguntando aos seus clientes se eles estão satisfeitos com a sua empresa, investigue como é a rotina, seus hábitos, estilo de vida, hobbies e problemas enfrentados no dia a dia. Dessa forma você conseguirá ter insights de conteúdo que realmente irão despertar interesse do seu público consumidor.

3 – Humanize o conteúdo nas redes sociais

Mostre o lado humano da sua marca nas redes sociais. Dessa forma seu público perceberá o quanto você se preocupa com os clientes e possui sentimentos, emoções, anseios. Empresas são geridas por pessoas reais assim como consumidores também são pessoas reais. Por isso, nada melhor do que se aproximar deles tendo esse feeling e percepção da realidade que os cerca.

Se coloque sempre no lugar do seu cliente e se pergunte que tipo de sentimento, desejo ou até mesmo uma necessidade que ele tenha para que você possa fazer um link da sua solução com a necessidade da pessoa.

Outro ponto importante é o tom, a linguagem utilizada nos posts. Para quem você vende? Se for um público jovem, na faixa etária dos 20 a 30 anos, certamente você poderá utilizar um tom mais descontraído, e até mesmo fazer uso de algumas gírias que fazem parte do vocabulário desse público.

4 – Evite a super valorização do seu produto/serviço

Ao invés de usar super adjetivos, na hora de construir seus posts, como: O melhor do mundo, o Mais incrível e etc. Mostre de que maneira aquilo que você vende pode ser útil no dia a dia das pessoas.

Uma empresa ou marca que fala bem de si mesma o tempo inteiro, não passa credibilidade. O que o consumidor quer mesmo saber é de que maneira você vai solucionar o problema e atender as necessidades que ele tem.

Anúncios que pedem para comprar o tempo inteiro incomodam e são desinteressantes. As pessoas percebem que estão sendo abordadas com uma enxurrada de informações desnecessárias e acabam não prestando atenção no seu produto/serviço.

5 – Preste atenção nas imagens e layout nas redes sociais

A máxima “Uma imagem vale mais que mil palavras” tem total influência na hora de garantir o sucesso de um post. Isso acontece porque uma boa imagem tem um poder maior de envolvimento do que simplesmente um texto isolado. Portanto, a dica é combinar textos com imagens que remetem situações empolgantes, curiosas e irreverentes.

Você sabia que os posts também são uma espécie de ‘cartão de visita’ do seu negócio/marca? Logo, o ideal é você seguir um padrão de cores e elementos que harmonizem com a sua identidade visual para facilitar a fixação da marca na mente dos usuários. Dentro da perspectiva de uma boa imagem e layout padrão, você pode inserir a logo no canto inferior direito ou central para que o público perceba que esse conteúdo foi originado pela sua página.

6 – Aposte em formatos interativos para ampliar o alcance nas redes sociais

Nas redes sociais as pessoas interagem respondendo perguntas, manifestando suas preferências, adivinhando, votando…

Ou seja, tudo que demandar a participação ativa das pessoas vai te ajudar a chamar mais atenção e melhorar o alcance da sua postagem.

Geralmente, as transmissões ao vivo, stories em redes sociais como Facebook e Instagram, e sorteios, sempre acabam trazendo mais interações e compartilhamentos do que simples posts com textos e imagens.

7 – Verifique os melhores horários para postar nas redes sociais

Fique atento aos relatórios de cada uma das redes sociais. Não existe um horário padrão pré estabelecido. Você precisa monitorar, de forma constante, os horários de pico, com o maior número de acessos, além de postar em diferentes horários e comparar os resultados a nível de interação, curtidas e é claro alcance.

Mas o primordial é aprender constantemente sobre o seu produto/serviço, sobre as pessoas que o utilizam, como utilizam, e como o buscam na web, melhores serão seus resultados nas redes sociais.

Se você quiser aprofundar ainda mais os seus conhecimentos para ampliar o alcance orgânico ao desenvolver conteúdo de qualidade para as redes sociais, fale com um de nossos assessores e utilize nossa consultoria gratuita de comunicação estratégica, de 15 minutos.

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