Assessoria de Imprensa ou Publicidade? Eis a questão! Qual das duas modalidades trará resultados para minha estratégia de crescimento? Primeiro é fundamental que você conheça a diferença entre ambas.
Quando não sabemos identificar quais são as diferenças fundamentais entre uma e outra, já que tanto a publicidade quanto a assessoria de imprensa utilizam as publicações na mídia como principal meio de promoção, há um grande risco de se desperdiçar tempo e dinheiro em ações que não trarão retorno.
Como a Publicidade e a Assessoria de Imprensa funcionam?
A publicidade busca atingir um público-alvo com uma mensagem específica que destaque o benefício do seu produto ou serviço, ou divulgue uma ideia ou conceito da sua marca. Para publicar essas informações nos veículos de comunicação é preciso pagar pelo espaço onde o seu conteúdo será exibido.
Já a assessoria de imprensa utiliza a mídia espontânea, os espaços que não são pagos nos veículos de comunicação, para promover você e a sua marca. Nesse contexto nos referimos as matérias e reportagens onde a sua marca é citada como referência no mercado e você é posicionado com um especialista no seu setor de atuação, o que aumenta a credibilidade da sua empresa junto ao seu público-alvo.
Se você quer fazer a escolha certa para sua marca, confira as 10 diferenças fundamentais entre assessoria de imprensa e publicidade:
Assessoria de Imprensa
Publicidade
Você é especialista no assunto.
Você é anunciante, paga para ter a sua oferta ou marca exposta em uma mídia.
Você e a sua marca são citadas de forma espontânea nas matérias e reportagens.
A sua marca é veiculada de forma programada, segundo um modelo padrão.
O jornalista que decide o tamanho da publicação.
Você define o tamanho da publicação.
O jornalista define o conteúdo da publicação
Você define o conteúdo da publicação
Geralmente, o pagamento pelo trabalho de assessoria de imprensa independe do tamanho da publicação.
O pagamento pelo anúncio é variável dependendo do tamanho e tempo da veiculação.
Utiliza uma linguagem exclusivamente jornalística
Utiliza uma linguagem definida pela marca
Informa o que é de utilidade pública, a prestação de serviço da sua marca.
Informa as características do produto ou serviço
Gera mais credibilidade e reputação.
Se propõe a despertar o desejo de compra
O press release e o relacionamento são a alma do negócio
A propaganda é a alma do negócio
Só se publica o que é notícia para os veículos de comunicação
É publicado qualquer conteúdo definido pela marca
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