Hoje vamos falar da ‘pedra no sapato’ de alguns de nossos clientes que utilizam o Facebook frequentemente: os posts que ficam pendentes para análise e não são aprovados no exato momento em que realizamos o impulsionamento.

Não vou entrar na polêmica se impulsionar uma publicação é eficiente ou não, e se a melhor opção é utilizar o Facebook Ads -sistema de anúncios do Facebook.

A verdade é que muitos usuários usam o mecanismo de Impulsionar uma publicação simplesmente com a intenção de “comprar” um maior alcance. É um mecanismo simples e não se precisa de nenhum conhecimento técnico sobre o Facebook para fazer isso.

Normalmente é um procedimento muito rápido e muitos usuários chegam a ter o hábito de criar uma publicação no Facebook e impulsioná-la no mesmo momento com a expectativa de que a aprovação do Facebook chegue imediatamente, ou com um pequeno atraso, talvez 15 minutos mais tarde.

Só que não.

Não confie nos 15 minutos de análise do Facebook

Já recebemos chamadas de alguns clientes, desesperados, porque o Facebook não avisa se a publicação foi aprovada ou não, muitas vezes o retorno é bem demorado. E aí começa o sofrimento. A cada 10 minutos olhamos para ver se o impulsionamento foi aprovado porque precisamente hoje, nesse instante, o post precisa ser publicado (porque é Black Friday, por exemplo). Mas o Facebook fica analisando e analisando….

Aí, você entra em contato com o Suporte do Facebook, mas a resposta é sempre a mesma: O Facebook tem um prazo de 24 horas para analisar e só depois podem afirmar se aprovam a publicação ou não. Só depois você pode reclamar.

E você vê que o facebook está demorando e demorando, e 24 horas depois, você recebe a mensagem que o impulsionamento não se iniciou porque o prazo já venceu. Ao final, você esperava que em 24 horas a aprovação já estivesse concluída, mas na verdade não foi bem assim. Portanto, você perde a chance de fazer aquela promoção para um número considerável de pessoas e consequentemente pode prejudicar as suas vendas.

Dicas e procedimento para chegar no prazo

Então, para não cair nessa armadilha, você pode seguir os seguintes passos:

  • Organize e planeje antecipadamente, pelo menos as datas importantes das suas publicações. Depois é só seguir os próximos passos para criar uma publicação impulsionada e programada.
  • Crie o post como sempre faz, com um mínimo de 24 horas antes da data e hora da publicação planejada. Por exemplo. Se você quiser publicar e impulsionar no dia 2 de fevereiro às 10 horas, crie o post no dia 1 de fevereiro antes das 10 horas. Nós recomendamos que o post seja feito com 48 horas de antecedência.
  • Programar a publicação na data e hora do seu planejamento. Neste momento, ignore ainda o botão de impulsionar.
  • Ir para as “Publicações programadas” (Ver Publicações)
  • Clicar na publicação em questão
  • Clicar em “Impulsionar publicação”
  • Defina aqui os parâmetros que você sempre usa.
  • E finalmente clique em “Impulsionar publicação agora” e fechar.

Agora só nos resta esperar. Porém, se o Facebook demorar 24 horas e não responder ao seu pedido, é momento de reclamar com o suporte do Facebook. Por isso, 48h antecedência é o tempo ideal para planejar o seu post caso o suporte não lhe responda dentro do prazo esperado.

A dica vale para qualquer tipo de conteúdo que se deseje impulsionar, seja ele uma promoção, vídeo, foto de algum lançamento de produto/serviço e etc.

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