Assessoria de Imprensa ou Publicidade? Eis a questão! Qual das duas modalidades trará resultados para minha estratégia de crescimento? Primeiro é fundamental que você conheça a diferença entre ambas.

Quando não sabemos identificar quais são as diferenças fundamentais entre uma e outra, já que tanto a publicidade quanto a assessoria de imprensa utilizam as publicações na mídia como principal meio de promoção, há um grande risco de se desperdiçar tempo e dinheiro em ações que não trarão retorno.

Como a Publicidade e a Assessoria de Imprensa funcionam?

A publicidade busca atingir um público-alvo com uma mensagem específica que destaque o benefício do seu produto ou serviço, ou divulgue uma ideia ou conceito da sua marca. Para publicar essas informações nos veículos de comunicação é preciso pagar pelo espaço onde o seu conteúdo será exibido.

Já a assessoria de imprensa utiliza a mídia espontânea, os espaços que não são pagos nos veículos de comunicação, para promover você e a sua marca. Nesse contexto nos referimos as matérias e reportagens onde a sua marca é citada como referência no mercado e você é posicionado com um especialista no seu setor de atuação, o que aumenta a credibilidade da sua empresa junto ao seu público-alvo.

Se você quer fazer a escolha certa para sua marca, confira as 10 diferenças fundamentais entre assessoria de imprensa e publicidade:

Assessoria de Imprensa

Publicidade

Você é especialista no assunto.

Você é anunciante, paga para ter a sua oferta ou marca exposta em uma mídia.

Você e a sua marca são citadas de forma espontânea nas matérias e reportagens.

A sua marca é veiculada de forma programada, segundo um modelo padrão.

O jornalista que decide o tamanho da publicação.

Você define o tamanho da publicação.

O jornalista define o conteúdo da publicação

Você define o conteúdo da publicação

Geralmente, o pagamento pelo trabalho de assessoria de imprensa independe do tamanho da publicação.

O pagamento pelo anúncio é variável dependendo do tamanho e tempo da veiculação.

Utiliza uma linguagem exclusivamente jornalística

Utiliza uma linguagem definida pela marca

Informa o que é de utilidade pública, a prestação de serviço da sua marca.

Informa as características do produto ou serviço

Gera mais credibilidade e reputação.

Se propõe a despertar o desejo de compra

O press release e o relacionamento são a alma do negócio

A propaganda é a alma do negócio

Só se publica o que é notícia para os veículos de comunicação

É publicado qualquer conteúdo definido pela marca

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