‘A morte do Inbound Marketing’. Será? Na última semana me deparei com esse artigo de Marcelo Lombardo, da Omiexperience. “SEO, Blog e Social (conteúdo relevante para o público desejado). Funciona mesmo? Sim, funciona. Mas já mostra sérios sinais de inchaço.” Essa justificativa me chamou bastante atenção, pois considero como a mais pura verdade. Acredito que fazer marketing de conteúdo para alcançar bons resultados em inbound se torna uma tarefa cada vez desafiadora para as marcas.

Todos fazem conteúdo online para se aproximar do público-alvo e conquistar sua atenção. Entretanto, cabe avaliar o seguinte: Já que nossos concorrentes fazem a mesma coisa, como utilizar o nosso potencial criativo para nos diferenciarmos? Dentro dessa perspectiva vai a minha opinião: Pesquisa!!! Marketing de Conteúdo é um exercício diário que vai muito além do “7 dicas para vender mais’. Quem disse que o marketing de conteúdo se resume a apenas escrever artigo e posts educativos? Conteúdo pode ser um vídeo sobre a sua marca ou até mesmo um meme sobre determinado assunto que viralizou na rede por exemplo.

Empatia e Criatividade para o Marketing de Conteúdo

Que tal explorarmos mais um pouco do nosso potencial criativo. Não acredito na morte do inbound e sim em uma mudança brusca na forma de fazê-lo. Quando pensarmos em uma boa estratégia de marketing de conteúdo é preciso entender que o consumidor está cada vez mais exigente e não é qualquer assunto que consegue engajá-lo. Às vezes achamos que um determinado tema é relevante, escrevemos sobre a rotina do nosso negócio, mostramos nosso diferencial mas será que o nosso público-alvo está mesmo interessado nisso?

Outro ponto importante que nosso colega Lombargo acrescentou foi que 99% dos conteúdos na rede não são de boa qualidade. Já trouxemos um pouco do panorama da dificuldade das marcas brasileiras em conquistar a atenção do consumidor nas redes sociais (veja O Social Media está fazendo o dever de casa?). Por acreditarmos que a troca de experiências é um bom caminho para aprimorarmos e alcançarmos melhores resultados, conte-nos um pouco sobre o seu mercado e se suas estratégias de marketing de conteúdo tem trazido resultado para a sua marca.

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