fbpx

A prática de produzir vídeos online para conquistar a atenção do público é uma das estratégias mais eficientes para aumentar o engajamento e despertar o desejo de compra. De acordo com a ComScore, cerca de 100 milhões de pessoas por dia consomem vídeos online. Dessas, 90% consideram os vídeos como ferramenta decisiva na hora de efetuar uma compra. Por isso, é fundamental saber mensurar o alcance dos vídeos com métricas de engajamento bem definidas, tendo sempre em mente que só podemos melhorar a nossa conversão quando avaliamos os resultados e sabemos o que realmente toca as pessoas.

Justamente por despertar a emoção e facilitar a absorção da mensagem, os vídeos online representam a estratégia de marketing que mais aumenta o engajamento e gera retorno. Porém, antes de qualquer coisa tenha um objetivo claro para depois se concentrar no resultado. Você sabia que número de visualizações não é parâmetro para saber se sua mensagem conseguiu atender as expectativas da sua audiência? Utilizar a quantidade de views como métrica de engajamento pode te levar a insistir em conteúdos irrelevantes para o seu público-alvo. Se um vídeo de 1 minuto teve muitos views mas a maioria não o consumiu por mais 5 segundos, certamente a mensagem não agradou e o nível de envolvimento foi baixíssimo.

Métricas de Engajamento X Métricas da Vaidade

O primeiro passo para fugirmos das ‘Métricas da Vaidade’ nas campanhas de vídeo, aquelas que são inimigas da nossa estratégia e só nos fornecem aspectos quantitativo e não qualitativos, é profissionalizar a comunicação online. Você poderá fazer isso através de ferramentas tecnológicas que te ajudarão a identificar de que maneira o seu público interage com seus conteúdos. Na última semana a Visible Measures trouxe uma métrica de engajamento que acaba de sair do forno: o Engaged Viewing Time – um método que destaca o tempo que o consumidor gastou assistindo ao conteúdo dando as marcas a possibilidade de medir os níveis de envolvimento e o tamanho do alcance.

Além do tempo gasto, fique de olho no nível de participação que o público está tendo com a mensagem do vídeo. A métrica de engajamento para vídeos online se resume ao tempo de interação com o conteúdo. O ideal é que consigamos identificar quantas pessoas assistiram o conteúdo até o final. De acordo com o estudo The future of TV” (“O futuro da TV”) da agência Distilled, só no Brasil, até 2020, US$ 25 bilhões em investimentos deixarão de ser investidos na TV para serem aplicados em campanhas de vídeos online. Em um cenário como este, não há mais espaço para amadorismo e disseminação de conteúdo online sem objetivo e métricas bem definidas.

Pin It on Pinterest

Share This

Compartilhe

Compartilhe este post com seus contatos!

Entrar em contato.
Saiba mais por Whatsapp