Para gerar reputação, passar credibilidade e conquistar autoridade em um determinado mercado de atuação, é preciso construir uma presença digital forte.
Website, Redes Sociais, Blog e Canais Digitais, de modo geral, há muito tempo deixaram de ser uma escolha e passaram a ser obrigação para marcas, empresas e projetos se comunicarem com seu públicos e conseguirem impactá-los positivamente.
E é justamente por isso que o trabalho de Relações Públicas Digitais se tornou indispensável para qualquer marca/negócio ou projeto.
Relações Públicas X Relações Públicas Digitais
O termo Relações Públicas foi definido pela Associação Brasileira de Relações Públicas (ABRP) da seguinte forma:
“É a atividade e o esforço deliberado, planejado e contínuo para estabelecer e manter a compreensão mútua entre uma instituição pública ou privada e os grupos de pessoas a que esteja, direta ou indiretamente, ligada”.
Confuso? Então vamos simplificar…
Como funciona a atividade de Relações Públicas na prática?
Antes do boom das redes sociais e de habitarmos esse mundo de pessoas hiperconectadas, a atividade de Relações Públicas se resumia em estabelecer relacionamentos com o público através das ferramentas de divulgação offline.
Na atividade de Relações Públicas do passado, o público recebia a informação em um processo de comunicação unilateral.
As pessoas de deparavam com o anúncio da revista, rádio ou até mesmo da televisão mas não tinham voz, não davam a resposta de volta.
As empresas emitiam seus comunicados, passavam a sua mensagem mas não tinham um ‘feedback’, ou seja a resposta, em ‘tempo real’, como acontece atualmente.
O que mudou no mundo?
Hoje qualquer pessoa, com celular tem voz. Todos somos capazes de gerar notícia e conteúdo. E as marcas que não estiverem vivas na web certamente passarão despercebidas pelo cliente.
De acordo com estudo do Hootsuite em parceria com a We are Social, as pessoas em todo o mundo, gastam um pouco mais de seis horas por dia conectadas.
Se estamos insatisfeitos com uma empresa, vamos lá na rede social fazer o post reclamação. Se buscamos um serviço ou solução para um problema damos um ‘Google’ para buscar ajuda e por aí vai.
E é justamente nessa hora que a Relações Públicas Digitais entra em ação e aproxima você do seu público-alvo. É através dessa atividade que temos a chance de dialogar com nosso público-alvo com transparência, proximidade e humanização.
O que é Relações Públicas Digitais?
É uma atividade de comunicação digital 360º. É a maneira mais eficiente de explorar boa parte das possibilidades que a internet oferece para transmitir a nossa proposta de valor com credibilidade, gerando uma relação de confiança com nosso público-alvo.
Na atividade de Relações Públicas Digitais englobamos o Marketing de Conteúdo e de Influenciadores, a Assessoria de Imprensa Online e Networking com Blogueiros como as frentes de divulgação mais eficientes na construção de relacionamentos duradouros com o nosso público.
Para entender como funciona cada uma dessas frentes da atividade de Relações Públicas Digitais e para que serve cada uma delas, acompanhe nosso blog e siga-nos nas redes sociais.
Conheça também os nosso portfólio de serviços de Relações Públicas Digitais. Clique aqui!
Converse com um dos nossos Assessores sem custo!
Entre em contato conosco
Saiba mais sobre nossos serviços e entenda qual solução trará o melhor resultado para o seu negócio.