Terminei de escrever meu livro! Foi publicado, missão cumprida! Se você pensa assim, já posso ‘sentir o cheiro’ de armadilha no ar. Como profissional de comunicação preciso te alertar do contrário. Agora o desafio é fazer com que o desejo de compra esteja vivo na mente e coração das pessoas. E são as soluções em comunicação que funcionam como excelentes aliadas nessa etapa. São elas que vão diminuir os riscos de dormirmos sobre aquela pilha de livros quentinha, pronta para ser dignamente devorada pelos amantes de uma boa leitura.

São as soluções em comunicação que vão fazer os leitores enxergarem as obras literárias com mais atenção e cuidado, para além das prateleiras ‘frias’ e muitas vezes escondidas das livrarias. Elas te ajudarão a conquistar novos leitores, fidelizar os antigos, passar credibilidade ao grande público, gerar reputação da obra e do autor, trabalhando na construção de uma imagem positiva. Então vamos direto ao ponto e acabar com o mistério.

Confira quais são as principais soluções em comunicação que vão te ajudar a encarar o desafio da venda com maestria no mercado editorial:

Ações de Relações Públicas (RP)

Podem ser feitas tanto ambiente online quanto no mundo offline.O papel do Relações Públicas é trabalhar a imagem de uma marca com seus diferentes públicos, a fim de gerar uma boa reputação no mercado. Você sabe quem são os diferentes públicos que influenciam o seu trabalho? Não é somente o público leitor que você precisa impactar. As ações de RP são soluções em comunicação que te ajudam a se aproximar dos intermediários também, é o público que vai te conectar ao seu leitor e fortalecer a sua imagem. Nesses dois exemplos a seguir você entenderá melhor:

No mundo offline: Frequentar eventos literários como feiras do porte da Bienal do Livro são as ações de RP mais comuns e popularmente praticadas por muito autores. Por isso capriche na mensagem para os organizadores das feiras, eventos e para as livrarias, afinal de contas as sessões de autógrafos são as que te aproximam dos leitores.

No ambiente digital: Parceria com blogueiros e formadores de opinião. Faça uma lista daqueles que possuem o mesmo público-alvo que o seu. Analise quais são os principais e mais badalados dentro do universo de seus leitores e, envie um exemplar do seu livro para cada um eles. Assim, você aumenta as chances de conseguir um publieditorial do livro ou um guest post tendo você como convidado para falar sobre o seu projeto literário!

Assessoria de Imprensa

Com esta solução em comunicação é possível conquistar novos leitores, construir uma imagem positiva do autor de acordo com aquele ideal já citado acima: o escritor como marca, sendo visto como referência dentro do gênero literário no qual atua. Conceder entrevistas, ter a capa do seu livro estampada nos veículos de maior repercussão do país, faz com que as pessoas conheçam o trabalho, tenham um primeiro contato com o conteúdo da obra e, a partir desse momento, podem estabelecer um laço de relacionamento com o autor.

As ações de relacionamento com a imprensa também são muito bem vindas. Por isso, mande um exemplar para os principais jornalistas e colunistas. O desdobramento pode se transformar em um encontro presencial, como um almoço ou um café com o jornalista. A partir daí você terá um relacionamento mais estreito com o mesmo e sempre será lembrado como fonte para futuras matérias, um caminho para conseguirmos mídia espontânea nos principais veículos de comunicação do país.

Campanhas Cross Media

As campanhas Cross Media estão entre as soluções de comunicação mais dinâmicas e onipresentes. É um mecanismo que te permite transmitir/contar uma mesma história utilizando diferentes plataformas – redes sociais, vídeo, mídia impressa, rádio. – Com esta solução você poderá impactar as pessoas em diferentes canais. A ideia é fazer com que o público se interesse cada vez pela história e o engajamento nos canais de comunicação seja mantido constantemente. Mas antes de pensar em campanhas do tipo, é preciso que você esteja 100% vivo nos canais digitais, com presença nas principais redes sociais e tenha um website bastante atraente como a capa do seu livro.

+55 21 2051 8419

 

 

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