Quem utiliza as redes sociais frequentemente e consome informação pela web já deve ter notado que o Marketing de Influenciadores tem sido utilizado pelas marcas cotidianamente.
É comum nos depararmos com as expressões ‘parceria paga’ na timeline do Instagram, ou até mesmo com a presença de links que fazem menção a uma marca em um blog independente, seja de moda, negócios, tecnologia… enfim.
A verdade é que essa movimentação que você costuma ver faz parte das campanhas de divulgação ou parcerias que as marcas realizam com influenciadores. Essa estratégia ficou conhecida como Marketing de Influência ou Marketing de Influenciadores.
O objetivo é fisgar a atenção e gerar valor para o público-alvo certo. Através desse post você terá uma visão global das vantagens que o Marketing de Influenciadores pode agregar para a divulgação da sua marca/produto/serviço.
O que são influenciadores?
Os influenciadores são pessoas que possuem perfis em redes sociais como Facebook, Twitter, Instagram, LinkedIn, e tem a capacidade de influenciar na decisão de consumo dos usuários que os acompanham na rede.
E Por que o Marketing de Influenciadores faz tanto sucesso?
Quando um influenciador divide com seus seguidores um conteúdo relevante sobre uma marca ou até mesmo faz uma boa recomendação de forma explícita, as pessoas se sentem mais confiantes e motivadas a estabelecerem uma conexão com a marca ou até mesmo tomarem a decisão de compra.
De acordo com a pesquisa Social Media Trends, 92,1% das empresas brasileiras estão presentes nas redes sociais. E o que seus consumidores esperam são relacionamentos de marca autênticos e, portanto, valorizam a opinião de influenciadores em quem eles confiam para promover produtos/ serviços.
Para você entender quais resultados serão gerados, na prática, separamos 5 vantagens que você conquista tendo o Marketing de Influenciadores como aliado:
1. Geração de valor
Anúncios com frases do tipo ‘A melhor solução do mercado. Experimente’ começaram a fazer parte da ‘lista negra’ de muitos consumidores, configurando a famosa propaganda indesejada.
Mais um motivo pelo qual o Marketing de Influenciadores faz tanto sucesso. Através dessa estratégia você consegue, com autenticidade e empatia, oferecer conteúdos que geram valor, ou seja, aportam algo de útil na vida das pessoas.
2. Maior alcance do seu conteúdo
Que você será mais conhecido não resta dúvida. Ao utilizar o Marketing de Influenciadores um número maior de pessoas descobrirá a sua existência no mercado.
Existem perfis de influenciadores e micro influenciadores que variam de 400, 500 seguidores até chegar a faixa do milhão. A escolha do influencer leva em consideração público-alvo, orçamento disponível pela empresa e posicionamento alinhado com a marca.
3. Audiência engajada
De acordo com pesquisa realizada pela Youpix, GfK e Airstrip existe uma correlação direta entre a base de fãs do influenciador e seu nível de envolvimento com a com o conteúdo que o mesmo posta.
Esse fator é indispensável para o sucesso da campanha ou post junto ao influencer. Fatalmente, a estratégia terá mais sucesso com
Influenciadores com 400 a 500 seguidores geram engajamento de 7,8% de sua base. Os que possuem de 900 a 1.100 seguidores geram engajamento de 3,4% e assim por diante até chegar a faixa dos grandes influenciadores.
4. Público altamente qualificado
Uma das vantagens mais significativas com a estratégia do Marketing de Influenciadores é a assertividade.
Se o influenciador for selecionado com cautela e realmente transmitir os valores da sua marca, o público-alvo que você atinge é segmentado e altamente qualificado.
Por exemplo, se você possui uma marca de comida saudável e quer atingir exatamente as pessoas que consomem esse tipo de produto, figuras como a Gabriela Pugliese, umas das maiores influenciadoras fitness do Brasil, irão divulgar a sua marca para um público que já consome produtos saudáveis e já fazem parte desse universo. Logo, essas pessoas estarão mais abertas e interessadas em conhecer a sua linha de produtos.
5. É Mensurável
Através do Marketing de Influenciadores é possível identificar a quantidade de leads (potenciais clientes) que passaram a conhecer você através de uma campanha ou post do influenciador.
Tecnicamente falando, você pode incorporar UTM em suas URLs que direcionam para o seu ecommerce/website ou qualquer outro canal digital. Assim você consegue medir a quantidade de pessoas que foram atraídas para sua página a partir de uma campanha ou postagem do influenciador.
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