A Importância dos Objetivos de Marketing Inteligentes

A máxima “Se você não sabe para onde ir, qualquer caminho serve” está terminantemente proibida para quem busca promover um serviço ou produto através da comunicação e do marketing.

Divulgar por divulgar, publicar nas redes sociais por publicar não fará com que mais pessoas conheçam o seu negócio. É preciso saber onde você quer chegar, em qual direção você deve ir para gerar os resultados que precisa.

Por isso, para que seu planejamento de marketing possa ter sucesso, é preciso definir seus objetivos ou metas de marketing de uma maneira inteligente. Com a aplicação do conceito SMART você maximiza as chances de alcançar resultados positivos para o seu negócio.

O conceito SMART

Cada letra da expressão SMART, cuja a tradução significa inteligente, corresponde a uma palavra. São elas: specific, measurable, achievable, relevant, and time bound. O nosso objetivo deve ser específico, mensurável, atingível, relevante e com limite de tempo definido.

Quanto mais inteligente for o seu objetivo maiores são as chances de alcançar o resultado esperado. Entenda mais sobre cada uma dessas características:

Específico: É detalhado, único. Aponta o que se pretende alcançar de forma mais objetiva. Você precisa abandonar a frase quero vender mais por quero vender mais para jovens do sexo masculino que moram na cidade do Rio de Janeiro.

Mensurável: Valores e porcentagens são essenciais para saber se você está perto ou longe de atingir um objetivo. É necessário ter um indicador que aponte qual o resultado que você precisa obter com seus esforços. Exemplo: preciso aumentar a minha margem de lucro em 50%.

Atingível: Lembre-se que não temos super poderes para fazer o mercado caminhar de acordo com as nossas vontades. Sempre queremos crescer e ter o máximo de resultados positivos, mas estabeleça um objetivo real, que esteja dentro das suas possibilidades.

Relevante: Você deve se perguntar qual é o benefício desse objetivo para o seu negócio. Se vai ajudar no crescimento de forma prática.

Limite de Tempo definido: Seu objetivo precisa ter um prazo para ser alcançado. Sem prazo, tudo que que temos é uma projeção sem a mínima certeza se um dia será alcançada.

Definindo um objetivo de marketing ‘inteligente’ na prática

Existem diversos objetivos de marketing que uma marca ou negócio pode ter, tais como aumentar as vendas, atrair mais clientes, ampliar a notoriedade de uma marca entre outros.

E o fato é que não há nada mais frustrante para alguém do que gastar muito tempo e dinheiro para alcançar um desses objetivos e depois de muito esforço não chegar nem perto do resultado proposto.

E para não cair nessa armadilha, jamais trace objetivos vagos como: quero aumentar as vendas. O objetivo inteligente precisa ser mais claro e preciso, tal como:

“Aumentar as vendas em 20% do produto “Calça” para jovens do sexo masculino que moram na cidade do Rio de Janeiro até o mês de dezembro de 2017.”

Perceba que esse objetivo é específico – mensurável – atingível – realista e tem um limite de tempo definido.

Se você já tem um planejamento de marketing e precisa definir um objetivo inteligente para sua estratégia de crescimento, converse com um de nossos assessores sem pagar nada.

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