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Toda pequena ou média empresa, empreendedor, escritor, artista ou qualquer entidade ou indivíduo que oferece alguma coisa – um serviço, um produto, uma peça, ou a si mesmo – está praticamente realizando alguma ação de marketing digital, seja transmitindo algum conteúdo no Facebook, no LinkedIn ou através de um website.

A eterna questão: Como e por onde devo começar?

No mundo digital existem infinitas possibilidades de se comunicar e promover sua oferta para alcançar os objetivos, tais como ganhar notoriedade, vender mais, conquistar e engajar o público, ser mais conhecido, atrair investidores, etc. Mas, na tentativa de nos atrever entrar nesse mundo selvagem desse marketing online (ou digital), nos encontramos sempre com a mesma barreira psicológica: Como e por onde devo começar?

A importância do planejamento de Marketing Digital

A verdade é que as ações soltas não trazem os resultados que precisamos para crescer. É preciso planejar. E a boa notícia é que para um bom planejamento de marketing digital você não precisa de ser um especialista.

Existe uma ferramenta que permite que qualquer um consiga organizar uma boa abordagem de mercado de um jeito simples, prático e objetivo: A ferramenta 5W2H. Muito utilizada para resolução de problemas dentro de uma empresa, hoje se apresenta como um dos possíveis Frameworks de Marketing Digital.

Se está tendo dificuldade de encontrar os caminhos para encantar e engajar o seu público-alvo, a melhor opção é dar um passo atrás e rever as informações chave sobre o seu negócio.

Lembre-se: quanto mais você analisa e compreende seu mercado ou público, mais resultados conquista na hora de promover o seu produto ou serviço na web.

O framework que lhe ajuda: Garantido

Eis aqui os fundamentos básicos para um planejamento de Marketing Digital segundo o modelo 5W2H.

Nesse modelo de planejamento de Marketing Digital, você apenas tem que responder às seguintes perguntas.

O que?_____________________ É a sua oferta: O que você está vendendo? Descreva o seu produto/serviço. Qual é a função do seu negócio? Faça uma reflexão sobre o seu modelo de negócio. Como você ganha dinheiro?

Quem?___________________ Diz respeito ao público-alvo, aqueles que compram de você. Quais são seus gostos e interesses?

Quando?____________________ É a jornada do seu cliente. Quais são os passos que eles percorrem até efetuarem uma compra com você? Lembre-se, nem todo consumidor conhece aquilo que você vende e pode não estar pronto para consumir o seu produto ou serviço. Para saber mais sobre o assunto, confira o item 2 do artigo 5 Dicas para um Plano de Marketing Infalível.

Por que? ________________ Se refere aos objetivos e metas que você precisa alcançar na hora de promover o seu produto ou serviço. Por que você faz? Aonde você quer chegar? Ex: Aumentar a notoriedade da marca, potencializar as vendas, aumentar o número de fãs nas redes sociais e etc.

Como? _________________ É a sua mensagem e conteúdo. Como você vai encantar e atrair seu público consumidor? Como você vai transmitir a sua mensagem em cada fase da jornada do cliente para que seu público-alvo faça o que você quer?

Onde? ___________________ Onde o meu público consumidor está? Descubra quais são os canais que o seu público-alvo utiliza para interagir na web? Só assim sua mensagem de marketing chegará nos canais certos.

Quanto? ___________________ É o investimento que tenho disponível para as ações de marketing do meu produto ou serviço. Lembre-se sempre que o valor que você gasta para conseguir um novo cliente, por exemplo, nunca poderá ser maior do que o retorno que você terá com a ação.

Mensurar e Otimizar. ____________ Agora que você já tem clareza quanto ao seu posicionamento de mercado, as ações de marketing digital já podem ser colocadas em prática. Mas é preciso gerenciar o que você faz para alcançar seu público e descobrir se está trazendo retorno para o seu negócio. No item 5 do artigo 5 Dicas para um Plano de Marketing Infalível –  você saberá como mensurar e otimizar as ações em marketing digital utilizando ferramentas gratuitas.

Agora é com você. Aposte no seu posicionamento de marketing para garantir o crescimento do seu negócio. Se quiser se aprofundar no assunto, converse com um de nossos assessores gratuitamente.

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