Se você pensa em contratar uma assessoria de imprensa este ano é preciso estar atento as maiores tendências do setor para entender como a estratégia de divulgação da sua assessoria de imprensa vai te ajudar a alcançar resultados positivos.

Fake news, crise de credibilidade da imprensa, crescimento do mobile e morte dos veículos tradicionais. Esse é um resumo do cenário em que as assessorias de imprensa tiveram que atuar nos últimos anos.

E é com base nessas variáveis que separamos As 6 maiores tendências de assessoria de imprensa para 2019. Conheça agora e seja um parceiro estratégico do seu assessor:

 

1. Mídia tradicional no combate às fake news

Há poucos meses atrás o Brasil viveu momentos de muita tensão e polarização com as eleições de outubro de 2018.

Muitas notícias falsas foram disseminadas na web e com isso os veículos tradicionais como jornais e revistas ganharam fôlego no combate às famosas fake news.

Embora o ano de 2018 tenha sido de fechamento de muitos títulos do Grupo Abril, maior editora de revistas do Brasil, como a Elle, Cosmopolitan e Casa Claudia, a mídia tradicional ainda exerce o poder de passar credibilidade ao leitor.

 

2. Estratégia de Divulgação com foco no mobile

É fato que grande parcela da população mundial não desgruda das telinhas do telefone na maior parte do tempo.

O celular é o dispositivo número 1 na hora de consumir informação e uma assessoria de imprensa moderna e atualizada percebe que o RP Digital, relacionamento com blogueiros e influencers, pode fazer toda a diferença para o sucesso de uma estratégia de divulgação.

De acordo com o relatório Digital in 2018 Global Overview, feito pelas plataformas digitais We Are Social e Hootsuite, 68% da população brasileira possui celular. Dessa parcela, existem 120 milhões de usuários ativos de aplicativos das redes sociais.

 

3. Os Micro influenciadores e As Redes Sociais

Pegando carona no consumo de informações via mobile, as redes sociais estão no topo do consumo.

Ainda de acordo com o Digital in 2018 Global Overview, o brasileiro gasta mais de 3h por dia navegando nas redes sociais.

E como a assessoria de imprensa pode aproveitar isso?

A assessoria de imprensa pode mapear quais micro influenciadores, pessoas que possuem uma quantidade considerável de seguidores nas redes sociais e não cobram tanto dinheiro para uma campanha de divulgação, podem trazer bons resultados.

Existem parcerias que podem ser feitas através de permutas, por exemplo. Cabe ao assessor ter o feeling para selecionar os micro influenciadores que agregarão valor a sua marca.

Afinal de contas quem é que não quer ter sua marca sendo divulgada para um público consideravelmente qualificado, ou seja, que verdadeiramente vai consumir o seu produto/serviço.

 

4. Storytelling e Assuntos/’Pautas’ que geram discussões

Mídia tradicional, Blogs e Influenciadores. Podemos colocar todos em um ‘mesmo saco’ quando o assunto é a busca de conteúdo que atraia audiência e gere mais alcance.

Essa tendência é super importante para empresas/indivíduos que estão em busca de maior notoriedade e credibilidade em um determinado mercado de atuação. Converse com a assessoria de imprensa sobre os melhores temas e assuntos que, de fato, irão promover um debate entre a opinião pública.

Dentro dessa perspectiva é essencial que o assessor tenha habilidade de saber saber construir um bom Storytelling, ou seja saber contar histórias de maneira interessante, que desperte o interesse das mídias tradicionais quanto das mídias digitais.

 

5. Marketing de Conteúdo se funde a Assessoria de Imprensa

Um assessoria de imprensa que foca única e exclusivamente no disparo de press release, notas e follow up certamente estará fadada ao insucesso na hora de apresentar resultados ao cliente.

É preciso produzir conteúdo relevante que vai além do viés institucional da empresa. O assessor traduz o problema ou necessidades dos clientes da sua empresa e transforma em conteúdo de qualidade.

É importante que, ao pensar no assunto do press release, automaticamente a assessoria de imprensa adapte esse mesmo conteúdo a um formato de blog post com hiperlinks e outros elementos de otimização para web.

Lembrando que conteúdo não é apenas texto. Pode ser foto, vídeo, infográfico… A ideia é que o assessor insira em sua estratégia a utilização do conteúdo em multiplataformas.

 

6. Menos Press Release e Mais Estratégia

Foi-se o tempo que o press release era um dos processos indispensáveis no relacionamento com a imprensa.

É óbvio que esse material informativo facilita a vida do jornalista que recebe inúmeras sugestões diariamente.

Entretanto, o que faz a diferença no trabalho da assessoria de imprensa é saber aproveitar ao máximo o que existe de factual e posicionar o cliente com pautas de serviço, temas que aportam valor na vida das pessoas.

É possível identificar assuntos relevantes para sociedade em qualquer tipo de negócio. Até mesmo empresas tradicionais e com soluções engessadas podem ajudar as pessoas a resolverem problemas do cotidiano.

Veja o exemplo da Arquitetura Resolve, empresa de legalização de obras, cuja sócia Ane Calixto foi citada em várias matérias e concedeu entrevista como especialista em Mais Valia, lei que permite aos proprietários de imóveis da cidade do Rio a legalizarem expansões feitas no imóvel.

Nessas entrevistas abaixo a arquiteta foi posicionada como especialista no assunto e explicou o que a população carioca precisa fazer para se beneficiar da nova lei.

O Globo - Arquitetura Resolve
Rádio Bandeirantes - Arquitetura Resolve

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