Se você pensa em contratar uma assessoria de imprensa este ano é preciso estar atento as maiores tendências do setor para entender como a estratégia de divulgação da sua assessoria de imprensa vai te ajudar a alcançar resultados positivos.
Fake news, crise de credibilidade da imprensa, crescimento do mobile e morte dos veículos tradicionais. Esse é um resumo do cenário em que as assessorias de imprensa tiveram que atuar nos últimos anos.
E é com base nessas variáveis que separamos As 6 maiores tendências de assessoria de imprensa para 2019. Conheça agora e seja um parceiro estratégico do seu assessor:
1. Mídia tradicional no combate às fake news
Há poucos meses atrás o Brasil viveu momentos de muita tensão e polarização com as eleições de outubro de 2018.
Muitas notícias falsas foram disseminadas na web e com isso os veículos tradicionais como jornais e revistas ganharam fôlego no combate às famosas fake news.
Embora o ano de 2018 tenha sido de fechamento de muitos títulos do Grupo Abril, maior editora de revistas do Brasil, como a Elle, Cosmopolitan e Casa Claudia, a mídia tradicional ainda exerce o poder de passar credibilidade ao leitor.
2. Estratégia de Divulgação com foco no mobile
É fato que grande parcela da população mundial não desgruda das telinhas do telefone na maior parte do tempo.
O celular é o dispositivo número 1 na hora de consumir informação e uma assessoria de imprensa moderna e atualizada percebe que o RP Digital, relacionamento com blogueiros e influencers, pode fazer toda a diferença para o sucesso de uma estratégia de divulgação.
De acordo com o relatório Digital in 2018 Global Overview, feito pelas plataformas digitais We Are Social e Hootsuite, 68% da população brasileira possui celular. Dessa parcela, existem 120 milhões de usuários ativos de aplicativos das redes sociais.
3. Os Micro influenciadores e As Redes Sociais
Pegando carona no consumo de informações via mobile, as redes sociais estão no topo do consumo.
Ainda de acordo com o Digital in 2018 Global Overview, o brasileiro gasta mais de 3h por dia navegando nas redes sociais.
E como a assessoria de imprensa pode aproveitar isso?
A assessoria de imprensa pode mapear quais micro influenciadores, pessoas que possuem uma quantidade considerável de seguidores nas redes sociais e não cobram tanto dinheiro para uma campanha de divulgação, podem trazer bons resultados.
Existem parcerias que podem ser feitas através de permutas, por exemplo. Cabe ao assessor ter o feeling para selecionar os micro influenciadores que agregarão valor a sua marca.
Afinal de contas quem é que não quer ter sua marca sendo divulgada para um público consideravelmente qualificado, ou seja, que verdadeiramente vai consumir o seu produto/serviço.
4. Storytelling e Assuntos/’Pautas’ que geram discussões
Mídia tradicional, Blogs e Influenciadores. Podemos colocar todos em um ‘mesmo saco’ quando o assunto é a busca de conteúdo que atraia audiência e gere mais alcance.
Essa tendência é super importante para empresas/indivíduos que estão em busca de maior notoriedade e credibilidade em um determinado mercado de atuação. Converse com a assessoria de imprensa sobre os melhores temas e assuntos que, de fato, irão promover um debate entre a opinião pública.
Dentro dessa perspectiva é essencial que o assessor tenha habilidade de saber saber construir um bom Storytelling, ou seja saber contar histórias de maneira interessante, que desperte o interesse das mídias tradicionais quanto das mídias digitais.
5. Marketing de Conteúdo se funde a Assessoria de Imprensa
Um assessoria de imprensa que foca única e exclusivamente no disparo de press release, notas e follow up certamente estará fadada ao insucesso na hora de apresentar resultados ao cliente.
É preciso produzir conteúdo relevante que vai além do viés institucional da empresa. O assessor traduz o problema ou necessidades dos clientes da sua empresa e transforma em conteúdo de qualidade.
É importante que, ao pensar no assunto do press release, automaticamente a assessoria de imprensa adapte esse mesmo conteúdo a um formato de blog post com hiperlinks e outros elementos de otimização para web.
Lembrando que conteúdo não é apenas texto. Pode ser foto, vídeo, infográfico… A ideia é que o assessor insira em sua estratégia a utilização do conteúdo em multiplataformas.
6. Menos Press Release e Mais Estratégia
Foi-se o tempo que o press release era um dos processos indispensáveis no relacionamento com a imprensa.
É óbvio que esse material informativo facilita a vida do jornalista que recebe inúmeras sugestões diariamente.
Entretanto, o que faz a diferença no trabalho da assessoria de imprensa é saber aproveitar ao máximo o que existe de factual e posicionar o cliente com pautas de serviço, temas que aportam valor na vida das pessoas.
É possível identificar assuntos relevantes para sociedade em qualquer tipo de negócio. Até mesmo empresas tradicionais e com soluções engessadas podem ajudar as pessoas a resolverem problemas do cotidiano.
Veja o exemplo da Arquitetura Resolve, empresa de legalização de obras, cuja sócia Ane Calixto foi citada em várias matérias e concedeu entrevista como especialista em Mais Valia, lei que permite aos proprietários de imóveis da cidade do Rio a legalizarem expansões feitas no imóvel.
Nessas entrevistas abaixo a arquiteta foi posicionada como especialista no assunto e explicou o que a população carioca precisa fazer para se beneficiar da nova lei.
Se você gostou dessas tendências de assessoria de imprensa e quer tirar dúvidas sobre o assunto, fale com um de nossos assessores sem compromisso.
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